Fritas como em Toscana.
Uma batata frita surpreendente.
A receita de hoje foi publicada em um livro que fez muito sucesso por aqui: O homem que comeu de tudo, de Jeffrey Steingarten. É uma receita do Restaurante Vipore (Víboras), situado na minúscula aldeia de Pieve Santo Stefano, na região de Toscana, Itália. A receita foi uma invenção de Cesare Casella, filho dos donos.
Os toscanos usam muito fritar alecrim junto com batatas. E Cesare apenas incluiu mais algumas ervas e alho. O resultado é surpreendente. As ervas ficam crocantes e o alho com um maravilhoso sabor adocicado. A casa inteira fica com o aroma das ervas e do alho.
INGREDIENTES (6 pessoas)
8 copos de óleo de girasol
700 g de batatas de boa qualidade
6 dentes de alho, ligeiramente esmagados
6 ramos de alecrim fresco
10 ramos de tomilho fresco
6 ramos de sálvia fresca
4 ramos de orégano fresco
Sal e pimenta-do-reino moída na hora à gosto
PREPARO
Descasque as batatas e corte em tiras longas, com 1 cm de espessura em cada lado. Seque bem com um pano e deixe embrulhadas. Apronte o alho e as ervas.
Aqueça o óleo em uma frigideira funda, em fogo forte. Coloque todas as batatas de uma vez só. Abaixe o fogo para médio e cozinhe por 2 minutos.
Adicione o alho. Deixe por 1minuto e acrescente o alecrim. Espere mais 1 minuto e junte o restante das ervas. Deixe por 1 minuto e tempere com o sal (assim mesmo, dentro da frigideira). Quando estiverem douradas, crocantes por fora e macias por dentro e as pessoas embriagadas pelo aroma exalado da preparação, sirva inteira (com ervas e alho) e imediatamente, em tijelas cobertas com guardanapos de papel.
É uma das melhores batatas que já comi. E um livro muito gostoso de ler: O homem que comeu de tudo – Jeffey Steigarten.
Ai, o que falar de batatas fritas??? Meu pedido preferido ever, tem barzinho que frequento só por causa da batata, mas esta daqui, Dinho, está um must!
Oi, batatas incriveis… tem desafio pra vc lá no A Dona do Mundo!
Beijão