Azeites Aromatizados

Alimentos Funcionais – Azeite de Oliva
18 de junho de 2009
Tagliarinni alla Puttanesca
20 de junho de 2009
Mostrar todos

Azeites Aromatizados!

dsc02579

O Oba hoje traz uma bela e deliciosa maneira de aproveitar todos os benefícios do azeite de oliva: aromatizá-lo! Uma técnica que aguça a criatividade de qualquer gourmet!

Estes azeites, usados com sabedoria, tranformam um prato simples em uma refeição inesquecível! São utilizados como molho, finalização de pratos e decoração.

Podem ser processados com  o ingrediente de sabor (principalmente os usados em decorações) ou não. Normalmente, costuma-se aquecer levemente o azeite junto ao agente aromático.

Para guardar você terá que esterilizar bem os potes que usará! Para isto, ferva-os e deixe escorrer bem.

As ervas usadas devem ser lavadas e secas ao extremo. O azeite não deve conter umidade!

Passarei os três que mais utilizo: uma variação do azeite provençal; azeite de alho, tomilho e salsão e azeite de pimentas.

Para o primeiro, vocês usarão tomilho, alecrim, manjericão (em substituição a manjerona, característica do azeite provençal) e zester (raspas) de laranja. Aqueça levemente todos os ingredientes e passe-os para o vidro.

No segundo, como gosto muito da combinação tomilho e louro, uso-a em azeite, enriquecido com alho. Descasque o alho e ferva por 5 minutos. Aqueça uma panela pequena e toste ligeiramente o alho. Junte os demais ingredientes; aqueça brevemente e coloque no pote.

Aqui uma preciosa dica: deixe o tomilho secar e processe com louro (sem o talo central) e sal. Você terá um dos melhores sais temperados que conheço!

O terceiro é um azeite de pimentas, muito bom para ser usado em carnes. Use pimentas branca em grãos; preta em grãos; Jamaica em grãos; rosa em grãos e pimenta calabresa. Quebre-as um pouco e aqueça com o azeite. Passe para o recipiente.

Feito corretamente, durará 2 meses em geladeira. Não coloquei proporções…deve-se usar o bom senso. Ervas mais fortes em menor quantidade e mais suaves em maior. É uma questão pessoal!

dsc02569

Para dar um realce em seus pratos (além de acrescentar um sabor incrível), processe o azeite com o ingrediente escolhido. Um de meus favoritos é o de hortelã e manjericão. Fica uma cor incrível e um sabor indescritível!

dsc02582

Então, fica a sugestão do Oba! É soltar a imaginação e criar novos sabores para dar um toque a mais em seus pratos. Que tal um azeite de baunilha, usando a fava? Ou um de tomate seco…ou quem sabe, pistaches…

Print Friendly, PDF & Email
Orlando Baumel
Orlando Baumel
Chef de Cozinha, músico e sócio do site junto com a Carol. Casado, pai de 3 lindas garotas.

9 Comentários

  1. Mônica disse:

    Muito bom o seu blog! Parabéns!!!adorei a matéria!
    Conheça o Portal Temperus e fique por dentro do que está acontecendo no mundo da gastronomia.
    Concorra à uma máquina de panificação enviando suas receitas, divulgue seu blog e muito mais… acesse: http://www.temperus.com.br

  2. Cherry disse:

    Maravilha de aula Orlando, vou anotar e tentar as minhas próprias combinações!As fotos ficaram lindas!
    Beijo!

  3. Gasparzinha disse:

    Tb gosto muito de fazer azeites aromatizados em casa, além de serem uma excelente ideia para ofertas.

    Excelentes sugestões, estas que nos mostras.

  4. Maria do Rosário Bernardo disse:

    Td de bom azeites aromatizados ,não só em casa mais,
    mais tbm para receber amigos ,fica melhor ainda.beijos

  5. Ronaldo Ribeiro disse:

    Sou chef de cozinha estou sempre pegando sugesão do site vçs estão de parabens.queria que quando acontecer algum festival me deixe informado obrigado a odos que faz com que sempre tenha novidades boas

  6. Sonia disse:

    Umm que tal fazer com gengibre deve ficar demais, adoro colocar gengibre no preparo de assados fica muito bom.

  7. Parabens,
    ainda nao tinha visto algo no genero tao bem elaborado e com tanto requinte e maravilhosas receitas.
    Sou um curioso em culinaria e gosto de criar alguns pratos, principalmente frutos do mar e peixes já que moro em Vitória ES.
    Marcelo

  8. Ulisses disse:

    Comprei azeite aromatizado em Maringá, Visconde de Mauá, RJ da Miss Jam, muito bom, bem artesanal e uma delícia. Fica aqui uma boa dica. Valeu.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.

%d blogueiros gostam disto: