Comidas de Bento.
A Chef Claudia Habas nos traz um dos pratos mais tradicionais do Rio Grande do Sul.
Arroz de Carreteiro é um dos símbolos da culinária gaúcha. Surgiu no início do século XX, nas andanças dos tropeiros pelo chamado “caminho do gado”.
Os tropeiros que conduziam as boiadas desde o Rio Grande do Sul até Minas Gerais faziam o abastecimento de toda a região Sudeste do Brasil. A base de sua alimentação era o charque, por motivos óbvios de conservação.
Quando salgada e curtida à sombra, depois frita em pedaços, acompanhada de cebola e temperos, era misturada ao arroz. Este prato forte e de fácil preparo tornou-se o preferido dos peões e até hoje é saboreado nas casas gaúchas, ultrapassando fronteiras e encantando o Brasil (principalmente a região Sul e as Minas Gerais).
INGREDIENTES (8 pessoas)
1/2 kg de charque (carne seca)
2 xic. de arroz branco
2 cebolas médias bem picadinhas
2 dentes de alho picados
4 colheres (sopa)de azeite
2 folhas de louro
Cheiro verde
Pimenta e sal o necessário.
PREPARO
Dessalgue o charque, cortado em pequenos cubos. Leve para ferver somente com água, até ficar macio. Escorra a água e coloque o charque para dourar em uma panela com o azeite(o segredo é deixar o charque bem dourado, irá dar a cor e o sabor ao arroz)
Coloque a cebola o alho e deixe refogar. Acrescente o arroz, as folhas de louro, pimenta-do-reino. Acerte o sal e coloque água suficiente para cozinhar o arroz. Depois de cozido, acrescente o cheiro-verde picado.
Para um arroz carreteiro completo, pode acrescentar bacon picado e frito, costelinha suína defumada, paio ou calabresa em cubos.
Arroz de Carreteiro pode ser servido como prato único ou acompanhando um bom churrasco. É uma receita para ficar em favoritas.
Arroz carreteiro é um prato simples mas bem feito é sempre bem vindo, essa tá com uma cara ótima
ARROZ DE CARRETEIRO HUMMMM