Sábado com Alfredo di Roma.
Almoço de sábado para família, aqui no Oba.
Reunir familiares em torno da mesa em um almoço de sábado é um dos prazeres que a vida pode nos proporcionar. Uma massa como prato principal é perfeito. Ainda mais quando seu preparo não exige malabarismos exacerbados.
Fettuccine Alfredo di Roma é assim. Fácil, rápido e delicioso. O que te deixa tempo para colocar a conversa atrasada em dia.
Em 1910, Alfredo di Lelio inaugurou um pequeno Bistrô em Roma: O “L’Originale Alfredo di Roma Ristorante“! A pequena casa logo agradou os fregueses habituais, pela qualidade de sua comida! Porém, um fato iria marcar para sempre a história do pequeno restaurante e colocá-lo dentro da história da Gastronomia mundial.
Quando Inês, esposa de Di Lelio, deu a luz ao seu primogênito, este preocupado com a falta de apetite da esposa, cozinhou Fettuccine e serviu apenas com Manteiga e Parmeggianno ralado. Pronto, estava criado um dos molhos mais famosos para macarrão de todos os tempos. Logo incorporado ao cardápio do Bistrô, o prato começou a ganhar fama.
O auge ocorreu quando Mary Pickford e Douglas Fairbanks, estrelas do Cinema mudo, em Lua de Mel em Roma, encantados com o prato, presentearam a casa com um garfo e uma colher de ouro. Até hoje é privilégio de quem janta no Alfredo, em Roma, o mais idoso na mesa utilizar os talheres em ouro.
INGREDIENTES (4 pessoas)
500 g da Fettuccine
100 g da manteiga de ótima qualidade
150 g de queijo Parmegiano-Reggiano ralado na hora
300 ml de creme de leite fresco (nata)
3 colheres (sopa) de salsinha picada (opcional)
PREPARO
Cozinhe a massa em uma panela grande, com um fio de azeite e um punhado de sal. Escorra e reserve.
Em uma frigideira que caiba a massa, derreta a manteiga. Adicione o creme de leite e deixe cozinhar, sem ferver. Junte o queijo e cozinhe mais uns instantes em fogo lento. Tempere com sal e pimenta-do-reino moída na hora à gosto.
Coloque a massa. Mescle tudo muito bem. Junte a salsa picada e sirva imediatamente.
E sirva na frigideira mesmo…com ou sem acompanhamento. O Alfredo basta por si.
Fica a sugestão do Oba.
Olá e bom dia, Orlando,
Massinha simples e saborosa, não? Aliás, a combinação das massas com molhos nos quais entram creme de leite resultam deliciosas!
Beijão e boa semana!
maravilha de massa essa sua..eu amei..bjus
Orlando, estava muuuuuuuuuuuuuuuuuito bom! Muito bom mesmo. E concordo com você, o Alfredo se basta!
Obrigada!