Adoçantes

papai noel cupcake
Cupcake de Papai Noel
15 de dezembro de 2010
Bacalhau no Bar Urca
17 de dezembro de 2010
Mostrar todos

Adoçantes artificiais.

Saiba um pouco sobre adoçantes artificiais.

O primeiro adoçante artificial, a sacarina, foi produzida por Fahlberg em 1885 (Preissner, 2010).

Muitos deles foram aparecendo, com diferentes composições, poder adoçante, formas de apresentação, etc. Porém, de uns anos para cá começaram a ficar tão comuns e tão utilizados que muitas pessoas fazem uso, sem saber nem mesmo por que, talvez só por hábito e por achar que é saudável ou evita algum tipo de doença. Com isso, muitas pesquisas foram sendo realizadas com objetivo de verificar se o uso desses produtos estaria ou não associado à doenças como câncer, por exemplo.

Em 1998,  a Anvisa definiu adoçantes de mesa como produtos especificamente formulados para conferir o sabor doce aos alimentos e bebidas, e adoçantes dietéticos quando o produto for formulado para dietas com restrição de sacarose, frutose e glicose.

Os adoçantes podem conter e ser formulados à base de edulcorantes naturais e/ou artificiais permitidos pela legislação. A RDC 18/08 de 19.03.2008 da Anvisa define que edulcorantes são substâncias, diferentes dos açúcares, que conferem sabor doce aos alimentos. Eles podem ser classificados em naturais ou sintéticos e, também como calóricos e não calóricos (nutritivos e não nutritivos).

O importante é fazer o uso correto desses produtos, como no caso de doenças que necessitem de uma restrição como é o caso da diabetes ou também na prevenção de doenças associadas como obesidade. De qualquer forma, a orientação não é abusar, mas sim usar com moderação e bom senso, apesar de que os rótulos nem sempre ajudam o consumidor, mesmo  havendo toda uma legislação para rotulagem.

Outro fator importante, é que cada produto tem suas características e composições e isto significa que devemos respeitar essas propriedades, como por exemplo, alguns tem poder adoçante maior que outros, aí usa-se menor quantidade para conferir a doçura necessária. Alguns são resistente à altas temperaturas, então podem sofrer cozimento e vão manter as propriedades originais.

Maria Alice Maciel     –     Nutricionista

Orlando Baumel
Orlando Baumel
Chef de Cozinha, músico e sócio do site junto com a Carol. Casado, pai de 3 lindas garotas.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *