O açaí é uma fruta típica do Brasil conhecida pelo mundo inteiro e é bem versátil! Apesar de ser mais conhecido como açaí na tigela, é uma frutinha redonda parecida com uma jabuticaba.

Até 1980, o açaí era mais popular e consumido na região norte do país. Somente depois da virada do século, em meados de 2000, os benefícios da fruta começaram a ser mais explorados e a fruta passou a ser mais consumida por todas as regiões brasileiras e até em outros países! 

Agora, tomar açaí ficou tão comum quanto tomar sorvete – tanto que não é mais impossível encontrar estabelecimentos de açaí 24 hrs

Benefícios do açaí

Quem está pensando em incluir açaí na dieta certamente não vai se arrepender,  já que pesquisadores identificaram uma série de resultados positivos no corpo humano ocasionados pelo açaí. 

Além de ser prático para comer ou tomar como suco de açaí batido com água e/ou outras frutas, o açaí tem antocianinas que ajudam no funcionamento das células que combatem a gordura. 

Mas e aquela história de que o açaí é calórico? Era tudo mentira? Não! O açaí é calórico, mas tem propriedades que podem ajudar muito quem está fazendo uma reeducação alimentar e por isso também deve ser consumido em porções adequadas. 

Suas fibras, por exemplo, aumentam a saciedade e ajudam a regular o funcionamento do intestino. Consequentemente, fica mais fácil de combater os quilos extras comendo açaí!

Também é importante destacar que o açai contém antioxidantes – os responsáveis pela cor arroxeada – que reduzem significativamente a ação dos agentes livres causadores de desgaste celular no corpo. 

É pela cor, inclusive, que conseguimos identificar quando a polpa do açaí é ou não autêntica. Quando o açaí tradicional é misturado com outros ingredientes mais calóricos (como xarope de guaraná, frutose, conservantes, açúcar, gordura vegetal e emulsificantes) certamente perde suas propriedades, porque esse tipo de composição leva menos açaí – o que diminui a ação antioxidante.
Como a cor do açaí vem da antocianina responsável pela ação antioxidante, quanto mais escura for a polpa do açaí mais certeza podemos ter de que se trata de um açaí saudável. Ou seja, quanto mais roxa sua boca e os seus dentes ficarem depois de comer ou tomar açaí como suco, maior será a ação antioxidante no seu corpo.

Outra questão muito importante a ser apresentada é que, de acordo com um estudo feito na Universidade Federal do Pará, o consumo do açaí diminui o colesterol ruim na hora da digestão. Ocorre então uma queda no LDL por causa da ação dos fitoesteróis e as antocianinas na digestão e também ajudam a evitar a formação de placas nos vasos sanguíneos. 

Não fica difícil de acreditar então que o açaí serve para afastar aterosclerose, endurecimento de vasos, controla a pressão alta e combate a pressão sanguínea! Tudo isso colabora positivamente para proteger a saúde do coração. 

Por ser rico em carboidratos e nutrientes, o açaí também é capaz de proporcionar mais energia e é rapidamente digerido. Sendo assim, entendemos porque tantos nutricionistas recomendam que o açaí seja o lanche perfeito antes da malhação!

Não acaba por aí! O açaí tem boa concentração de cálcio e de potássio. Portanto, fica nítido que vai evitar o enfraquecimento ósseo – já que contém tais elementos que são a matéria-prima para a construção e renovação dos ossos. 

Mesmo que agora você tenha uma noção maior dos benefícios da fruta e possa responder a pergunta “açaí serve para que?” com maior propriedade e embasamento, devemos lembrar que ainda existem outras vantagens em consumir açaí. Basta ser consciente, ter os cuidados necessários, consultar nutricionistas e ser coerente ao apostar no açaí com complementos.

Como consumir açaí?

Não existe uma quantidade determinada de açaí para ser consumida, até porque os resultados e benevolências em cada corpo são bem diferentes. Mas, especialistas recomendam que o consumo seja moderado – assim como qualquer outro tipo de alimento. Por isso, evite passar das 200 gramas por consumo e não crie o hábito de colocar esse alimento em refeições diárias (o ideal é até três vezes por semana). 

Também é válido e bem interessante combinar açaí com frutas para deixar a refeição ainda mais gostosa e completa. Não estamos dizendo que não existe açaí completo, mas açaí com morango e banana fica muito mais gostoso. Ou só açaí com banana e açaí com granola que são mais comuns!

Quem pratica atividades físicas pode ingerir o açaí antes do exercício para garantir energia extra e também logo depois que terminar para repor a glicose gasta durante o período de atividade. 

Conclusão, seja açaí de pote ou suco de açaí com banana, essa fruta pode proporcionar diversos benefícios para sua saúde sim! No entanto, é melhor respeitar as indicações de especialistas em alimentação e consumo de alimentos que conheçam o seu corpo. 

E lembre-se: tudo que é demais, pode prejudicar! Opte por consumir açaí com moderação para ter sua saúde em dia. Só não deixe de aproveitar momentos de prazer acompanhados dessa fruta brasileira tão completa e apaixonante. 

 

Carolina Figueiredo

Sócia do Oba Gastronomia desde que veio aqui procurar informações sobre um restaurante da cidade e virou amiga do Orlando Baumel. Sou mãe, webdesigner e divagante, amo boa música, bons pratos e uma boa risada.

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