Açafrão

Marianna Leporace
12 de março de 2009
Alimentos Orgânicos
14 de março de 2009
Mostrar todos

Açafrão – O condimento de ouro!

saffran_crocus_sativus_moist

Como semana que vem estarei preparando uma Paella  para comemorar meu aniversário, estou adiantando a lista de compras. O primeiro item que comprei foi Açafrão em pistilos. Sem ele Paella não é Paella. E publico hoje no OBA uma breve descrição deste condimento único e que também tem um preço único: o condimento mais caro do mundo!

                                                                                       AÇAFRÃO

Condimento originário da região que se prolonga da Europa até o Leste Asiático. É tempero de perfume e gosto delicados e característicos. Funciona como um eficiente corante. Na Antiguidade, já era conhecido por egípcios e judeus, sendo citado  por Salomão no Cântico dos cânticos. Na Roma Antiga, misturado ao vinho, era bebido como afrodisíaco. São utilizados apenas os pistilos (amerelo-alaranjados) da planta como condimento, sendo necessário cerca de 150 mil flores para se obter um quilo de pistilos. Esta é a razão de seu preço ser tão elevado. Encontra-se à venda um açafrão vermelho que é falso. O verdadeiro é ótimo para temperar e dar colorido a pratos de arroz, como o Pilaf, massas, sopas, carnes, pães e bolos. É muito usado na cozinha espanhola, como na Paella, em algumas sopas de peixe, como a Bouillabaisse francesa e em alguns Risotos italianos. Deve-se usar em pequenas dosagens, pois em maior pode ser tóxico. È rico em cálcio, ferro e fósforo, além de vitamina C e as do complexo B.

Fonte: Pequeno Dicionário de Gastronomia – Maria Lucia Gomensoro

626px-iran_saffron_threads

Então, semana que vem, juntamente com o Post da Paella mostrarei como se utilizar corretamente os pistilos deste delicioso tempero!

Print Friendly, PDF & Email
Orlando Baumel
Orlando Baumel
Chef de Cozinha, músico e sócio do site junto com a Carol. Casado, pai de 3 lindas garotas.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.

%d blogueiros gostam disto: