Equipamentos que transformaram a cozinha
O Oba traz hoje alguns equipamentos que transformaram a cozinha em um laboratório científico.
Alguém lembra-se da cozinha dos Jetsons? Criado na década de 60, o desenho retratava uma família do século XXI. Carros voadores, rôbos e a cozinha (ahh, a cozinha…). Bastava escolher o cardápio, apertar um botão e o prato se materializava na sua frente. Ainda não chegamos a tanto, mas olhando para isto temos a certeza que estamos próximos.
Quando o físico-químico francês Hervé This e o físico húngaro Nicholas Kurti resolveram explicar cientificamente as transformações culinárias e definir com precisão os processos físicos-químicos transcorridos no ato de cozinhar, inauguraram uma nova era: a era da Gastronomia molecular.
Em 1992 estas questões foram levantadas no primeiro Seminário Internacional sobre Gastronomia Molecular. Ali ficaram lado a lado Chefs e Cientistas. Ali a cozinha tomou rumos até então inimagináveis.
De lá para cá, a aplicação da ciência à culinária ganhou adeptos pelo mundo afora. A começar por Ferran Adrià, o genial Chef espanhol que mostrou ao mundo este novo conceito de cozinha, com suas espumas e esferas.
Com todas estas novidades, começaram a surgir novos equipamentos nas cozinhas dos restaurantes e até nas residências. Levando-se em conta que, com excessão do forno de micro-ondas, nada de significativo foi criado no universo da cozinha nas últimas 4 décadas, isto já foi um tremendo avanço.
Para conseguir a textura ideal, o ponto perfeito de cocção, mudar completamente a textura, preservar o sabor dos alimentos em toda a sua plenitude, Chefs e Cientistas começaram a desenvolver novos equipamentos.
Invenções como estas proporcionam sabores e texturas inesperadas ao paladar e guardam estreita ligação com segurança alimentar. Estes são alguns dos equipamentos que um dia estarão em sua cozinha.
GASTROVAC
A nova versão da velha panela de pressão. Máquina compacta criada pelos Chefs Sérgio Torres e Javier Andrés em parceria com a Universidade Politécnica de Valência. A máquina possibilita a cocção a vácuo (baixa pressão e ausência de oxigênio) em diferentes técnicas culinárias. O Gastrovac pode deixar os alimentos porosos, para que absorvam outros aromas ou sabores.
THERMOMIX
Possui uma série de funções simultâneas, entre elas a de balança e vaporizador. A mais importante de todas é a de processar alimentos a uma temperatura controlada e precisa, obtendo-se assim cremes e purês de textura aveludada. A rotação de suas lâminas é tão alta que consegue quebrar até pequenas moléculas de amido.
RONER
É um termocirculador que possibilita cozimentos a baixa temperatura com controle muito preciso de calor. Nele, pode-se fazer cocção de alimentos embalados herméticamente para que não percam seus sucos.
PACOJET
Usado para emulsionar rapidamente sorvetes e sorbets (ela tritura o gelo em grãos imperceptíveis), e também para processar alimentos congelados, transformando-os em purês.
(Fonte: Revista Bio-Nutrição e Saúde de agosto 2009)
Por enquanto são equipamentos que não imaginamos em nossas casas, com excessão do Thermomix (já muito utilizado na Europa, mas de preço exorbitante no Brasil). Mas, com certeza um dia estaremos familiarizados com tudo isto. E, quem sabe neste dia, apertar um botão e receber o alimento pronto já esteja nos planos das indústrias.
Orlando, eu já não vivo sem a minha thermomix, que cá em Portugal se chama bimby.
Além de fã, tb as vendo. 🙂
As outras não conhecia, mas a tudo o que é inovação em prol do sabor, eu digo sim!
Wow!
Amei a referência de futuro culinário aliada a imagem dos Jetsons(e seus botões fantásticos capazes de produzir qualquer delicia instantâneamente!).
Tecnologia de ponta e gastronomia tem total relação e seu post é prova disso!
Parabéns!
Nossa, imagina só essas gracinhas na minha cozinha!!
A Thermomix na minha cozinha!
Beijo
E um OBA para a Modernidade!!
Orlando,
A Gastrovac e o Roner assustam um pouco, já que lembram equipamentos hospitalar (segundo o meu ponto de vista, kkkkkk). Mas se oferecem
novas opções de cozimento e etc. eu adiro, já que sempre sonhei em ter um utensílio ou equipamento que, por exemplo, cozinhassem beemm lentamente, como fazem as “slow cooker”. Imagine fazer um prato como o barreado, deixando simpleslemente que a panela fique ligada o tempo necessário!
Olá, Oba!!!!
Adorei o seu espaço, muito bom e essa matéria era tudo que eu precisava ler!!!
Beijão e até mais!!!
Muito bom o conteúdo Orlando…tenho o OBA como referencia. E essa matéria de modernidade me serviu bastante para um trabalho de faculdade!
abraço e felicidades…
Orlando,
Tenho estudado sobre o cozimento em sous-vide, mas não consigo encontrar locais que vendam este termocirculador. Vc poderia indicar algum?
Obg,
Marcel
Olá Marcel,
Esta é uma área muito nova em cozinha.
Vou tentar me informar onde o Termocirculador é encontrado. Com certeza é uma representação.
Assim que souber de algo, te envio notícias.
Uso o Thermomix ou Bimby aqui no Brasil e tenho resultados maravilhosos com as receitas. Se desejar maiores informações pode entrar em contato comigo pelo email: patrick.divorne@ajato.com.br Abraços, Patrick.
Orlando,
Parabéns pela matéria bastante eclarecedora.
Tenho estudado sobre a cozinha molecular, mas não consigo encontrar locais que vendam equipamentos como o termocirculador Roner/D e outros. Vc poderia indicar algum? Super obrigado! Abs
preciso saber de assistencia tecnica no roner d aqui em são paulo Brazil
Ola , Gostaria de saber onde posso encontrar a paco jet no brasil e a thermomix,
obrigado.
Gastronomia Molecular Texturas esferificação…
https://www.facebook.com/media/set/?set=a.3183270823364.158578.1313538903&type=3&l=b88938ae8e
Prezados, boa tarde!
Estava pesquisando e a titulo de informação nos na Engefood vendemos a Pacojet, o Termocirculador, o Ronner, achei importante dar este reotno aos leitores não sei e possivel?.
Somo os distribuidores e representantes exlculisvos e oficiais destes fabricantes.
Se me enviarem um email posso lhes enviar os catalgoos sobre eles ou o que tiverem interesse em conhecer.
atenciosamente.
Jose Cesar Carlini Vaz
cesar@engefood.com.br
fones: 3452 7727 e 7733 9253
Somos montadores de cozinhas industriais e estou com dificuldades de encontrar distribuidores brasileiros para os seguintes equipamentos: Termo Processador – Thermomix/ Termo Circulador – PolyScience/Termômetro com Sonda – PolyScience/Evaporador Rotativo à Vácuo – IKA/Gastrovac/Medidor de PH/Pacojet
Boa noite.Gostaria muito de saber como faço para adquirir uma assistência técnica da Paco Jet no Brasil e se possível no estado da Bahia.Sou chef de em uma pousada no sul da Bahia e nossa paco jet deu problema,se alguem puder me dar uma luz ficarem muito grato.
Oficialmente a Pacojet não tem assistência técnica no Brasil, somente no Equador e no Chile 🙁
olá gostaria de saber como posso comprar esses equipamento que vocês colocaram nessa matéria. Obrigado Allexandre César.