O almoço para os pais.

A Chef Heloisa Bacellar, em parceria com a campanha “azeite sua vida”, elaborou um menu especial do DIA DOS PAIS com receitas feitas com o melhor do azeite de oliva espanhol.

Dia 08 de agosto é o dia em que filhos e netos se reúnem para celebrar a importância de seus pais e avôs. Este momento em que juntamos a família pede pratos que agradem a todos os paladares, desde o mais novo ao mais velho.

Pensando nisso, a Chef Heloisa Bacellar, em parceria com a campanha “azeite sua vida”, elaborou um menu especial com receitas feitas com o melhor do azeite de oliva espanhol.

Como ainda dá tempo, seguem 2 sugestões da Heloísa: uma entrada e um prato principal. Com certeza, seu pai vai achar este dia inesquecível.

Tortinhas douradas de cebola, azeite e queijo de cabra

(12 tortinhas; 1 hora e 30 minutos)

Para a massa

2 xícaras de farinha de trigo

1 colher (chá) de sal

1/4 de xícara de azeite de oliva espanhol

1 colher (chá) de folhinhas de tomilho

1/2 xícara de água (aproximadamente)

farinha de trigo para polvilhar

Para o recheio

6 cebolas grandes em fatias finas

1/2 xícara de vinho branco adocicado

16 raminhos de tomilho

2 cilindros de queijo de cabra macio e cremoso

azeite de oliva espanhol

sal e pimenta-do-reino

Para a massa, misture a farinha e o sal numa tigela grande, junte o azeite, o tomilho, esfarele com a ponta dos dedos até obter uma farofa e acrescente água aos pouquinhos, trabalhando até obter uma massa macia e que descole das mãos. Envolva em filme plástico e leve à geladeira por 15 minutos.

Enquanto isso, regue o fundo de uma frigideira média com azeite, junte a cebola e uma pitada de sal e espere murchar. Junte 4 raminhos de tomilho, regue com o vinho e mantenha em fogo alto até que as fatias estejam macias e bem douradas.  Ajuste o sal e a pimenta, retire do fogo e deixe esfriar.

Para montar a torta, polvilhe uma superfície com farinha e abra a massa com um rolo até obter um retângulo de uns 45 cm x 30 cm e divida em 12 quadrados. Unte 12 forminhas grandes de empadinha (ou pequenas de tartelette) com azeite e disponha numa assadeira.

Divida cada cilindro de queijo em 6 rodelas e reserve. Coloque em cada forminha uma parte do confit de cebola, 1 rodela de queijo, cubra com uma parte de massa, aperte nas laterais para criar uma borda e leve à geladeira por 10 minutos (ou até por 24 horas), enquanto o forno aquece a 200ºC (médio-alto). Asse as tortinhas por uns 30 minutos, até que estejam bem douradas e crocantes.

Retire as tortinhas do forno, deixe amornar por 5 minutos e desenforme sobre o prato de servir (não se aflija se alguns pedacinhos de cebola ficarem colocados às forminhas, simplesmente solte todos eles e encaixe nas tortinhas). Decore com os raminhos de tomilho e sirva.

Tagliatelle com molho rústico de bacalhau, tomate, alcaparra e azeitona

(6 pessoas; 1 hora e 30 minutos, e aproximadamente 24 horas para dessalgar o bacalhau)

1 kg de aparas de bacalhau bem limpas e dessalgadas por aproximadamente 24 horas

8 tomates bem vermelhos, sem sementes, cortados em 4

1 cebola grande em cubinhos

2 dentes de alho bem picadinhos

½ xícara de azeitona preta em lascas

2 colheres (sopa) de alcaparra grosseiramente picada

½ maço pequeno de orégano fresco

¼ de xícara de salsinha picada

500 g de taglietelle ou alguma outra massa

azeite de oliva espanhol

sal e pimenta-do-reino

Aqueça o forno a 180ºC (médio) e separe uma assadeira média. Espalhe o bacalhau numa metade da assadeira e na outra coloque o tomate, a cebola, o alho e metade do orégano ainda nos raminhos. Polvilhe tanto o lado do tomate como o do bacalhau com sal e pimenta, regue com azeite para deixar tudo bem úmido e leve ao forno por mais ou menos 1 hora, até que o tomate e o bacalhau estejam macios e perfumados.

Retire do forno, passe o bacalhau para um prato, separe as lascas, descarte as espinhas e volte com elas para a assadeira. Descarte os ramos murchos de orégano e a pele solta do tomates, junte a azeitona, a alcaparra, misture tudo, acerte o sal e a pimenta, acrescente as folhinhas restantes do orégano e a salsinha.

Enquanto isso, cozinhe a massa “al dente” (cozida, mas resistente à mordida) num caldeirão com uns 4 litros de água fervente e salgada e escorra.

Passe a massa pronta para uma travessa, junte o molho e sirva.

Segundo a Chef Heloisa Bacellar, momento como este em família merece receitas diferenciadas e adocicadas com azeite.  “As receitas do dia dos pais foram feitas com o mais puro azeite de oliva Espanhol, deixando os pratos mais leves e saudáveis”, finaliza a chef.

Fica a sugestão e um feliz Dia dos Pais!

Orlando Baumel

Chef de Cozinha, músico e sócio do site junto com a Carol. Casado, pai de 3 lindas garotas.

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.