O Bacalhau do Reveillon.

DSC04602

O Oba abre 2010 com o prato da ceia de Reveillon.Depois de tanta festa, o Oba volta ao normal. Na aparência e frequência de matérias.

Bacalhau é o prato típico de meu Reveillon. Todo fim de ano faço, variando as receitas. Este ano foi a vez de uma das mais tradicionais,  o Gomes de Sá.

Esta receita foi criada por José Luiz Gomes de Sá, no fim do século XIX, quando trabalhava no Restaurante Lisbonense, no Porto.

Tradicionalmente ele é cozido e em seguida desfiado. Depois levado ao forno, guarnecido de cebola, alho, batatas, ovos cozidos, salsa, azeitonas pretas, azeite e vinho branco.

Eu fiz pequenas modificações. Servi o bacalhau em lascas e dividi a porção de cebolas entre cebolas brancas, roxas e alho-poró. Também usei ovos cozidos picados (ao invés de rodelas) e lascas de alho tostadas.

bacalhau

INGREEDIENTES    (de 8 a 10 pessoas)

1 Kg de bacalhau em postas

1/2 Kg de batatas

1 cebola branca

1 cebola roxa

2 bulbos de alho-poró (apenas a parte branca)

4 ovos cozidos

200 ml de azeite de oliva extravirgem de excelente qualidade

1 taça de vinho branco seco

Lascas de azeitonas pretas

2 dentes de alho em lascas finas

Salsa picada

Sal e pimenta-do-reino moída na hora

PREPARO

Dois dias antes do preparo, coloque as postas de bacalhau em um recipiente; cubra com água e leve à geladeira. Durante estes dois dias, troque a água por 6 vezes.

Aqueça água em uma panela grande até ferver. Coloque o  bacalhau. Quando tornar a ferver, conte dois minutos e retire. Deixe esfriar para manusear.

Descasque as batatas e corte em rodelas não muito finas. Leve para cozinhar na água do bacalhau até ficarem macias. Retire e reserve.

Corte as cebolas e o alho-poró em rodelas bem finas. Aqueça uma frigideira e refogue-as ligiramente em azeite, temperando com sal e pimenta. Retire e reserve.

Em uma panela pequena, doure as lascas de alho em azeite de oliva.

Limpe bem o bacalhau, retirando todos os espinhos e eventuais peles. Prepare-o em lascas.

Em uma travessa refratária, vá montando camadas de cebolas e alho-poró, batatas e bacalhau. Ao final, regue com o azeite de oliva e o vinho e leve ao forno até aquecer bem.

Enquanto o bacalhau aquece, pique os ovos cozidos (desmanchando a gema com um garfo) e misture com a salsa picada e as lascas de azeitonas.

Retire o bacalhau do forno e salpique a mistura de ovos, salsa e azeitonas por cima. Derrame o azeite com o alho tostado por cima de tudo. Sirva imediatamente, acompanhado de arroz branco.

DSC04599

Uma deliciosa maneira de começar bem o ano. Fica a sugestão do Oba.

Orlando Baumel

Chef de Cozinha, músico e sócio do site junto com a Carol. Casado, pai de 3 lindas garotas.

Este post tem um comentário

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.