Faz tem tempo que eu queria conhecer a Mercearia do Português, um dos locais mais recomendados de Curitiba. Por vários motivos ia adiando esta visita. Na semana passada, ao receber um convite de meu amigo Paulo Zanatta, dono do Don Max, não recusei e fui conhecer este recanto da cozinha lusitana.

Situado nas esquinas das ruas Chile e Nunes Machado, a Mercearia do Português é pequena, mas encantadora. Com as paredes e tetos repletos de fotografias e souvenires antigos, é um daqueles lugares que não queremos ter hora de ir embora.

Comandado pelo brasileiro Ricardo e sua esposa e Chef Amélia, a casa te convida a ficar por horas curtindo a amizade e uma das melhores gastronomia portuguesa que já provei.

Por incrível que pareça, minha visita não foi para provar o bacalhau que servem por ali em várias versões, mas para experimentar um prato típico de Portugal que não faz parte do cardápio e é preparado somente por encomenda. Claro que um Bolinho de Bacalhau não deixaria de ser degustado. E que bolinho delicioso.

O prato que foi servido para a nossa mesa nesta noite foi o Leitão Assado à Moda da Bairradas, nomeado uma das 7 Maravilhas da Gastronomia Portuguesa e que teve sua origem por volta de 1740 na Região de Bairrada, no centro de Portugal.

Preparado  magistralmente pela Chef Amélia, o leitão vem com a pele estalando e um tempero suavemente picante, sendo servido apenas com salada  verde, seu molho e batata chips. É difícil explicar a delicadeza e o sabor deste prato.

Visitar e Mercearia do Português é provar uma das melhores cozinhas portuguesas de Curitiba. Procure ir sem pressa, com a melhor companhia e preparado para comer bem. É um programa que terei de repetir. Na próxima vez para experimentar o bacalhau que a Amélia prepara. Tenho certeza que será dos deuses.

MERCEARIA DO PORTUGUÊS

Rua Chile, 2041

Tel.: (41) 3332 1267

Segunda a sexta-feira das 11:30 às 14:30
Sábado das 11:30 às 18:00

Orlando Baumel

Chef de Cozinha, músico e sócio do site junto com a Carol. Casado, pai de 3 lindas garotas.

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.