Ninho de Coisinhas Silvestres – (e gostosas)!

dsc02782

O Oba preparou para hoje uma entrada que é de encher os olhos: Ninho de Coisinhas Silvestres! Perfeita para ser montada com crianças e servida em um almoço com uma carne silvestre, como pato (por exemplo)!

Minha idéia inicial era demonstrar como preparamos ninhos de batatas, para serem recheados. Mas achei que iria ficar meio sem graça…então pensei em montar um ninho, un ninho que um passarinho faria se tivesse estes ingredientes ao alcance (claro, um passarinho gourmet).

Broto de feijão, arroz selvagem, cogumelos, ovo de codorna e tomatinhos cerejas fizeram as honras. E a mescla de sabores e texturas ficou fantática. Além do visual, que realmente encanta.

Para fazer os ninhos de batata, você deve comprar duas peneiras para conservas. Daquelas que os feirantes usam para picles, pepino azedo, etc. Você também deve comprar batatas compridas e ralar para palha. Quanto mais compridas as tiras, mais vistosas ficarão seus ninhos.

Comece montando os ninhos. Depois de secar bem a batata ralada, coloque em uma das peneiras e arrume (deixando tiras para fora). Feche com a outra peneira e frite em óleo de girassol numa panela pequena, virando com cuidado para dourar por igual. Depois de frita, retire a peneira que tampou a batata e bata levemente o ninho para um papel de cozinha, deixando secar bem!

dsc02780

Recheei meus ninhos com broto de feijão apenas branqueado (ferva água com sal e jogue o broto, quando tornar a levantar fervura deixe mais 1 minuto e retire). Por cima salpiquei arroz selvagem pré-cozido.

Dei uma grelhadinha de leve em cogumelos Pleorotus, cozinhei ovos de codorna e dividi tomatinhos cereja em quartos. Arrumei de uma maneira harmoniosa e servi!

dsc02783

Este momento da montagem é perfeito para a criançada ajudar. Vão adorar montar ninhos de passarinhos. Ademais, é uma ótima forma de incentivar a alimentação dos mais arredios à comida!

Servi com um molho balsâmico, mas se você quiser pode usar um destes azeites aromatizados ou outro molho de sua preferência!

Então…chame as crianças e faça seus ninhos! Invente recheios e divirta-se!

O Post de hoje do Oba é dedicado à Fernanda Baumel, minha filha mais velha que está aniversariando hoje!  Afinal, fala de um lugar que os pais nunca queriam que seus filhos saíssem!

Orlando Baumel

Chef de Cozinha, músico e sócio do site junto com a Carol. Casado, pai de 3 lindas garotas.

Este post tem 5 comentários

  1. M. Alice

    Ficou lindo, pena que esse prato eu não experimentei!!

  2. Beth Gregório

    Que belos ninhos! Eu adoro comida que faz croc-croc, acho até que vou me arriscar a fazer.
    E parabéns à Fernanda, inspiradora do post.
    Beth.

  3. reginaldo

    Fantástico, maravilhos, lindo, amável, parabés, etc…

  4. Andreza

    Olá! Gostaria de saber o nome desse utensílio que é utilizado para fazer o ninho da batata?
    Atenciosamente,
    Andreza

    1. Olá, Andreza
      Não sei exatamente o nome do utensílio. É uma concha com peneira. Usam para pegar azeitonas, cogumelos, pepinos e conservas em geral quando são vendidos a granel. Você encontra fácil em lojas de produtos para cozinha.
      Obrigado pela participação e um abraço!

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.