Quem anda pelos supermercados do Brasil nesta época do ano verá que é possível encontrar noz-pecan a preços bem animadores. Estamos em plena colheita e é hora de aproveitar.

Noz Pecan 1

Nogueira-pecan (ou pecã), cujo nome científico é Carya illinoensis K., é uma árvore originária do sul dos Estados Unidos da América.

Elas são caducifólias, crescem de 25 a 40 metros em climas temperados e podem dar fruto por mais de duzentos anos. Possuem tronco ereto, casca inicialmente lisa, tornando-se áspera e fendida conforme o tempo. Suas folhas são compostas, longas (40 a 70 cm), pinadas com 9 a 13 folíolos (podendo chegar a 17), a inflorescência é terminal, com flores, pequenas e esverdeadas. O fruto é uma drupa, agrupando-se em cachos com, normalmente, de três a sete unidades, com epicarpo que se separa do fruto, na maturação.

O fruto possui uma forma que vai da ovaloide à oblonga, entre uma faixa de 2,5 a 6 cm de comprimento e 1,5 a 3 cm de largura. Com coloração variando entre o marrom escuro e o cinza pardo, a sua casca possui uma espessura que varia de 3 a 4 mm.

Noz Pecan

No Brasil, a pecã foi introduzida por volta de 1910 em algumas regiões distintas do país, pois apesar de ser originária de região temperada, adapta-se relativamente bem a outros solos, desde que não sejam rasos, excessivamente secos e sujeitos a longos períodos de alagamento.

A parte aproveitável do fruto, representa algo em torno de 40 e 60 %, sendo assim, é necessário em torno de 60 a 160 nozes para atingir o peso de 1 kg. (Fonte: Wikipedia)

A noz-pecan fica excelente em pratos salgados ou doces. Normalmente utiliza-se picada, porém pode aparecer inteira, principalmente caramelada ou em praliné.

É hora de aproveitar o preço e todos os benefícios que esta noz oferece. Soltem a imaginação.

Orlando Baumel

Chef de Cozinha, músico e sócio do site junto com a Carol. Casado, pai de 3 lindas garotas.

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.