Spätzle – o Macarrão Alemão
O Oba apresenta hoje a alternativa alemã ao macarrão: Spätzle.
Spätzle são pequenas porções de massa preparada à base de farinha, ovos e água (por vezes é usado creme de leite). A palavra Spätzle significa pequeno pardal, em alemão.
Existem duas versões: a mais encorpada (apresentada aqui), que é própria para ser trabalhada com as mãos e cortar com faca antes de cozinhar.
A mais macia e mole exige um espremedor de buracos grandes, onde a massa é passada diretamente para a água fervente.
O Spätzle é servido com manteiga (como mostrado aqui), molhos espessos, creme de avelãs ou como ingrediente de uma sopa. Também podem ser fritos.
Acompanha bem carnes de caça ou carne assada. Estão presentes também na culinária húngara, onde recebem o nome de Nokledi.
INGREDIENTES (6 porções, como entrada)
500 g de farinha de trigo especial
2 ovos ligeiramente batidos
Sal e pimenta-do-reino moída na hora
20 ml de água
PREPARO
Peneire a farinha com 5 g de sal e duas voltas de pimenta para a superfície de trabalho. Com os dedos, abra um buraco no centro. Despeje os ovos e metade da água neste buraco.
Misture os ovos com a água e vá misturando a farinha ao líquido. Continue misturando até obter uma massa macia Se a massa estiver muito seca, adicione mais água. Se estiver pegajosa, mais farinha.
Faça uma bola com a massa pronta, coloque em uma tigela, cubra com um pano e deixe descansar por 40 minutos. Depois deste tempo, corte a massa em 2 ou 3 pedaços.
Em uma mesa enfarinhada, abra um dos pedaços com a base das mãos (também enfarinhadas) até uma espessura de 5 mm.
Corte ao meio a massa e em seguida em tiras transversais.
Em um caldeirão, ferva um caldo caseiro (ou água) e empurre os Spätzle para dentro. Cozinhe por 7 minutos até incharem. A consistência deve ser al dente. Regue com manteiga derretida ou com o molho de sua preferência. Sirva acompanhando uma carne assada.
Para fritar, se esta for sua opção, aqueça uma frigideira e coloque os Spätzle juntamente com a manteiga. Refogue por 8 minutos, até ficarem dourados e ligeiramente crocantes. Se desejar, polvilhe os Spätzle com ervas picadas, de sua preferência.
Fica a sugestão do Oba.
Minha Oma sempre fazia spaeztle na sopa, com um ‘aparelho’, uma ‘spaeztlezeira’, digamos!
Também fica muito bom com goulash!
Hummm..Como gosto disso! Eu morei muitos anos numa região onde tinha uma boa comunidade alemã e foi aí que fiquei conhecendo o prato. E já arriscamos fazê-lo em casa, no caldo de uma galinha ensopada, ficou divino.
Saudadinha…
Isso me remeteu à infância…que delícia!
Compro muitas vezes prontos (da Arosa) pela praticidade, mas acho que agora me animei a fazer em casa.
Suas fotos, como sempre, ficaram maravilhosas!
Beijinhos
Orlando, conheci o spätzle no Come-se e não resisti!
Publiquei no blog a versão que fiz com beterraba e depois acompanhei com um molho de tomate e linguiça – adorei!
Olá Orlando o Spatzle é também conhecido como Inhoque ou não tem nada a ver? Se for é muito gostoso.Um grande abraço.
Olá, Vera
Muito obrigado por sua participação no OBA Gastronomia.
Spätzle e Gnocchi são duas coisas distintas.
O gnocchi é um prato típico italiano. É preparado à base de batatas cozidas e amassadas, farinha de trigo, ovos e manteiga. A massa é cortada em pequenos cilindros que são cozidos em água e sal. Originariamente, era elaborado com semolina de trigo. A adição de batatas passou a ser feita no século XVII. Pode ser composto de diversos ingredientes, como espinafre, abóbora, cenoura, castanha, entre outros.
O Spätzle é de origem alemã. O “macarrão alemão”. É preparado com farinha de trigo, ovos e creme de leite fresco. Com esta massa prepara-se pequenas “tripas”, de tamanho irregular e cozidas em caldo. É muito utilizado como guarnição para pratos de carne assada. O Spätzle é também utilizado com frequência na culinária húngara, onde recebe o nome de Nokledi.
Meu pai sempre fazia pra mim em forma de sopa com partes de frango que tivessem ossos para apurar o sabor… Quando ele faleceu a alguns anos atrás é que eu fui perceber que nunca havia anotado ou aprendido a fazer a receita, mas isso mais por conta da minha idade na época. Nós aqui em casa sempre chamávamos de “Sopa de Alemão”…
Na verdade eu sempre achei que meu pai havia era meio que inventado essa sopa e a chamava de sopa de alemão por causa da nossa descendência.
Um dia me deu muita saudade de comer essa sopa e liguei para a minha avó que mora em outro estado e perguntei timidamente se ela sabia fazer a sopa e poderia me dar a receita. Ela então confirmou que realmente era uma receita alemã usada a décadas e que ela havia ensinado ao meu pai. Fiquei tão feliz! Resgatei um pouco dos laços com minha descendência e com minha família paterna que infelizmente são poucas as vezes que tenho contato com eles.
Depois disso fui pesquisar na internet e encontrei várias receitas (mesmo assim, só faço a minha tradicional que aprendi! rsrs ) e descobri que na verdade é uma massa bem famosinha na Alemanha mesmo! hahahaha
Enfim… Só estou compartilhando minha história para perceberem o “poder” de um Spätzle. hehehehe