Mofadinho de ouro.
Roquefort é um dos queijos mais famosos do mundo.
Queijo de ovelha, com uma cobertura azulada característica e maturado em cavernas, o Roquefort traz consigo inúmeras lendas. A mais popular conta que um pastor deixou sua refeição (pão e queijo de ovelha) em uma cave (caverna) no sudoeste da França enquanto fazia uma visita a sua namorada. Quando foi encontrado mais tarde, o queijo havia mofado e o resultado extremamente delicioso.
Entre tantas lendas, um fato histórico é que Carlos VI deu aos moradores de Roquefort-sur-Souzon o monopólio para a produção deste queijo. Foi o primeiro a receber o Certificado de Origem Controlada e hoje é um dos mais caros do mundo.
Para receber o nome Roquefort, deve maturar exclusivamente nas cavernas naturais do monte Combalou, em Roquefort-sur-Soulzon, no sul da França.
A cobertura característica vem de uma bactéria da região, Penicillium roqueforti. O Roquefort é um queijo sazonal, maturado por pelo menos três meses
Roquefort é um queijo maravilhoso para ser consumido ao natural, sem nada mais. Também pode ser acompanhado de pães, especialmente os de cereais. Frutas frescas também o acompanham muito bem.
Roquefort compõe molhos para carnes de maneira sublime. Uma simples manteiga misturada ao queijo transforma um filé em algo divino, como será mostrado amanhã.
Fonte da foto: http://www.patrimoinedefrance.fr/Les-Journees-gourmandes-du
2012 começarei o curso universitário de Gastronomia, gostaria de ficar informada sobre o curso e receitas