Provolone Fondue com Ervas

Home / Entradas / Provolone Fondue com Ervas

Provolone Fondue com Ervas!

dsc03013O Oba traz hoje uma receita de uma simplicidade extrema, mas com um sabor maravilhoso. Daquelas que com certeza ficam gravadas para sempre no rol das favoritas: Provolone Fondue!

Provolone é um queijo de origem italiana, feito com queijo de búfala ou vaca. Possui um perfume prenunciado e um sabor característico. Textura macia, firme, compacto e com coloração amarelo-claro.

Normalmente tem formato cilíndrico. O tempo de maturação é de no mínimo 30 dias. Deve ser consumido fresco, podendo ser usado como tempero depois de velho. Pode ser encontrado defumado. Em 30 g deste queijo encontramos cerca de 105 Kcal (calorias), 8 g de gordura e 25 mg de colesterol.

Para esta receita, você precisará de um pedaço de provolone da ponta do cilindro (com a casca), com cerca de 200 g. Esta quantia dá muito bem para 2 pessoas. Também irá utilizar um recipiente refratário. Pode ser de barro, cerâmica, madeira ou usar uma pequena panela de ferro (como usei).

As ervas que você usará são de sua escolha. Procure ervas que suportem cozimento como orégano, tomilho, manjericão, estragão, alecrim, entre outras. Eu usei orégano e tomilho.

dsc03014

PREPARO

Pré aqueça o forno em 200 graus. Acondicione o provolone no recipiente. Regue com um pouco de azeite de oliva e coloque no forno. Após 15 minutos, abra o forno e polvilhe as ervas picadas em cima do queijo. Feche o forno e deixe o provolone terminar de derreter.

Sirva com torradas caseiras esfregadas com alho!

dsc03021

Simples e delicioso! Sirva imediatamente como aperitivo ou como parte de uma Fondue. Você pode guarnecer com cubinhos pequenos de tomate sem pele e sementes.

Não há como resistir ao aroma! A aparência rústica é muito bonita e atrativa!

Fica a dica do Oba! Tenha sempre um pedaço de provolone em casa. A panelinha de ferro é perfeita, pois mantém o queijo quente por mais tempo!

Orlando Baumel
Orlando Baumel
Chef de Cozinha, músico e sócio do site junto com a Carol. Casado, pai de 3 lindas garotas.
Exibindo 6 comentários
  • Tânia Saj
    reply

    Orlando..
    Cai por acaso em suas páginas e me tornei uma viciada….
    Parabéns! Uma delícia atrás de outra!Excelentes fotos!
    []”s

  • Beth Gregório
    reply

    Olá Orlando! Que ideia genial! Vou fazer.
    As fotos estão bárbaras. Parabéns.
    Beijos.
    Beth.

  • Tânia Saj
    reply

    Orlando….voltando para dizer que fiz no final de semana e foi sucesso! Publiquei hoje no Zakuskas. Obrigada por partilhar esta delícia.

  • Thaís
    reply

    Taí uma receita simples e com toda certeza, deliciosa. Adoro provolone, nunca falta em minha casa e esta idéia então, divida!! Linda foto!

  • Patricia Veiga
    reply

    Orlando eu não sei o que voce faz melhor se é tirar fotos ou cozinhar que receita maravilhosa!!!! Comprei uma frigideirinha igual essa numa loja virtual de Minas http://www.apaneladeferro.com.br e hoje mesmo vou fazer essa receita pro meu marido, ele vai adorar. Bjos e parabens

  • Leite Carrijo Marli
    reply

    Essas receitas são exelentes, amei…obrigada…Vcs não tem receitas kasher? mais vegetarianas…Vcs estão de parabéns.

Comente