Pilão e Mignonette

Pilão é um dos utensílios de cozinha mais antigos que existe. Um dos que considero fundamental dentro da cozinha. Composto de uma peça escavada (de pedra, madeira, metal, etc.) e uma outra roliça, que chamamos mão de pilão, é usado para triturar alimentos. Isto nos permite criar vários condimentos, dando um toque pessoal ao que preparamos.

Mignonette

As possibilidades são quase infinitas. Pimentas, cereais, nozes, verduras e tudo o que a imaginação mandar podem ir para um singelo pilão e transformar-se em algo sublime. Um Molho Pesto feito em pilão tem outro sabor. O Ras Al Ramout, uma mistura de especiarias típica da culinária marroquina, não seria tão especial se não fosse o pilão.

Um dos melhores preparos que considero utilizando este instrumento é a Mignonette. Pimentas diversas socadas, porém  sem chegar à condição de pó. Pimenta Calabresa, do Reino, da Jamaica, Rosa e outras que você quiser, irão aromatizar ensopados (enrolados em uma gaze), temperar grelhados, participar de uma marinada ou virar crosta de alguma peça de carne. Sua criatividade é que manda. Misturando outros temperos (como cravo, por exemplo) sua receita será única.

Mignonette 1

As possibilidades que um pilão oferece vale sua aquisição. Sua cozinha nunca mais será a mesma. Podem apostar nisto.

Orlando Baumel
Orlando Baumel
Chef de Cozinha, músico e sócio do site junto com a Carol. Casado, pai de 3 lindas garotas.
Exibindo 2 comentários
  • Sergio Augusto Silva
    reply

    Preciso comprar um Pilão pra preparar molho ao pêsto e também um passador de batata e legumes para que seja produzido um Purê quem souber onde encontrar eu ficaria muito grato.

pingbacks / trackbacks

Comente