Minestrone Genovês!
Para saudar a chegada do inverno em nosso hemisfério (não exatamente porque gosto…), o Oba traz hoje uma sopa ideal para ser tomada nestes dias frios: Minestrone!
Minestrone é uma sopa de origem italiana, famosa no mundo inteiro. Com inúmeras versões, é feita à base de caldo, feijão, legumes cortados, alho amassado, carnes frescas e salgadas e algum tipo de macarrão miúdo. Existem versões onde a massa é substituída por arroz.
Como toda sopa, o segredo está em usar um bom caldo caseiro. Aqui eu utilizei caldo de galinha caipira.
Antes de passar a receita, uma pequena dica: Bouquet-Garni é um conjunto de temperos usados para aromatizar caldos, ensopados, etc. O tradicional é montado com salsa, tomilho e louro envolvidos por uma folha de alho-poró. Ele é amarrado, para facilitar sua retirada da panela.
INGREDIENTES (6 pessoas)
50 g de feijão branco
1,5 litros de caldo de galinha
35 g de manteiga sem sal
1 cebola, cortada em rodelas
2 cenouras, cortadas em tiras finas
2 talos de salsão, cortado em rodelas
2 alhos-porós, cortados em rodelas finas (apenas a parte branca)
1 colher (sopa) de polpa de tomate
2 fatias de bacon, cortadas em cubos
2 dentes de alho esmagados
1 bouquet-garni
240 g de repolho, rasgado grosseiramente
50 g de ervilhas frescas
150 g de macarrão miúdo de sua preferência
Sal e pimenta-do-reino moída na hora
Queijo parmezão para servir
PREPARO
Deixe o feijão de molho de um dia para o outro. Escorra e passe por água corrente. Cozinhe no caldo de frango durante 45 minutos, ou até ficar tenro. Vá retirando a espuma que sobe à superfície.
Em uma panela grande, derreta a manteiga e coloque o bacon. Deixe tomar cor e adicione a cebola, a cenoura, o salsão e o alho-poró. Cozinhe por 10 minutos. Junte a polpa de tomate e cozinhe mais 1 minuto. Coloque o alho e o bouquet-garni.
Junte o caldo e o feijão e mexa bem. Tempere com sal e pimenta. Adicione o repolho e as ervilhas. Cozinhe por mais 5 minutos. Retire o bouquet-garni e retifique temperos.
Sirva acompanhado de um bom parmezão ralado na hora!
Em uma noite fria, não existe coisa melhor. Então, bem vindo Inverno, mas não precisa se demorar…
Olha só que coincedência Orlando Baumel, estou preparando Minestrone à Moda do Rancho!..ahahahah..(eu e minhas modas)..Estamos na mesma “frequência”!
beijoca!