Ibérico Gastronomia – Para comer sem pressa

Home / O Oba visitou! / Ibérico Gastronomia – Para comer sem pressa

Depois de ter recebido algumas indicações, sábado resolvi ir conhecer o Ibérico Gastronomia, especializado em comidas portuguesa e espanhola, como o nome já sugere. Posso garantir que a impressão não poderia ter sido melhor. Há tempos não via um restaurante novo tão surpreendente aqui por Curitiba.

Ibérico 1

A casa possui um ambiente moderno, mas bem acolhedor. A maioria das mesas comporta quatro pessoas. Um senão ficou pela distância uma da outra, no ambiente que fiquei. Um tanto apertado, mas nada que incomodasse.

IbéricoDo salão vê-se a cozinha. Envidraçada, passa a ser mais um ponto a favor do restaurante.

Ibérico 2

O Ibérico se baseia no conceito Slow Food, onde o comer sem pressa é o essencial e uma refeição passa a ser quase um ritual. O cardápio não é fixo. Muda conforme ingredientes frescos são encontrados à venda, o que os franceses chamam de cuisine du marché (cozinha de mercado). O menu é apresentado ao cliente em tablets, um diferencial bem vindo nestes tempos mais “modernosos“.

Ibérico 7

Como entrada, diversas opções são ofertadas. Saladas, queijos e presuntos crus, frutos do mar e os sempre bem vindos Tapas dividem sua escolha. Nossa opção foi uma porção de queijo Manchego, produzido na Espanha a partir do leite de ovelhas do mesmo nome, acompanhada de uma cestinha de pães, um bom azeite de oliva e sal marinho. Excelente escolha para ir se divertindo antes dos pratos propriamente ditos.

Ibérico 4

Sábado é o dia em que dois pratos são fixos no Ibérico, dois pratos que eu adoro: Tripas à Moda do Porto e Rabo de Toro. Se um destes pratos consta em algum cardápio, não resisto. Quando os dois constam, a escolha fica difícil. Neste dilema, acabei por optar por Tripas, nossa dobradinha preparada como na cidade portuguesa. Se fosse para encontrar um adjetivo, chamaria de impecável.

Ibérico 6

O outro pedido foi um velho conhecido nosso: Bacalhau à Gomes de Sá. Outro prato que merece o adjetivo impecável. Tempero e textura no ponto exato.

Ibérico 5O Ibérico é um lugar para ir e degustar devagar, sem pressa, sentindo cada ingrediente de cada prato. É um restaurante para ser tratado como uma aventura gastronômica. Quero destacar aqui o atendimento prestado pela Giorgea. Simpática e atenciosa, merece os parabéns.

IBÉRICO GASTRONOMIA

Avenida Água Verde, 588

Água Verde    Curitiba

Atendimento: de terça a sábado, das 11:30 à meia noite e aos domingos, das 11 às 16.

Tel.: (41) 3524 2900

[box type=question]No sábado que estive no restaurante, houve uma demora excessiva para servirem os pratos. No mesmo dia, o Ibérico publicou uma nota em sua página no Facebook desculpando-se e explicando o motivo. De qualquer maneira, a qualidade dos pratos servidos compensou a demora.[/box]
Orlando Baumel
Orlando Baumel
Chef de Cozinha, músico e sócio do site junto com a Carol. Casado, pai de 3 lindas garotas.
Comentário
  • Izabel Barros
    reply

    Fui ao Ibérico por duas vezes para jantar, adorei o restaurante, o cardápio e o atendimento. Conceito ótimo.

Comente