Sopa de umbigo…
Assim meu sobrinho chamava meu Capeletti in Brodo, depois que contei a história desta massa recheada, tão famosa no mundo inteiro. Tudo bem que a massa da lenda foi o Tortelinni, mas gosto de pensar assim. Não seria o tamanho da massa que me faria perder o momento do comentário nem a graça de meu sobrinho.
Segue a lenda:
Muitos italianos acreditam que o tortellini nasceu em tempos mitológicos.
Lenda – No fim do século 18, um engenheiro chamado Giuseppe Ceri ajudou a consolidar essa lenda. Disse que a massa nasceu na localidade de Castelfranco Emilia, na estrada que liga Bolonha a Modena, inspirada no umbigo de Vênus, deusa do amor e da beleza. Após uma noite de amor a três, da qual participaram Baco, deus do vinho e da embriaguez, e Marte, deus da guerra, ela acordou sozinha. Acreditando ter sido abandonada, chamou o dono da hospedagem para saber se os parceiros haviam partido. Sua nudez extasiou o homem, que desceu à cozinha e fez uma massa reproduzindo o divino umbigo. Uma história parecida, com outros personagens, fala de um taverneiro que espiou uma bela mulher pelo buraco da fechadura. Igualmente deslumbrado, homenageou o umbigo feminino com uma massa recheada.
Fonte: Italia Oggi
Seja como for, capelettis são maravilhosos. Acompanhados de um belo molho ou em sopa, é uma grande pedida. Uma “Sopa de Umbigos”, feita com caldo caseiro, é inesquecível. Servida para quem adoramos, é insubstituível.
Tive o prazer de apreciar essa sopa, ontem, na casa do Orlando. Estava perfeita. Inesquecível. De querer repetir sempre. Não tem nem palavras para agradecer a esse convite especial.