Saboroso e saudável.

O arroz preto é originário da China. Possui grãos arredondados, uma textura macia e sabor de amêndoas.

Ele é conhecido há mais de 4000 anos. Possuia a fama de afrodisíaco e era chamado Arroz Proibido, pois só o Príncipe podia consumi-lo.

A introdução em solo brasileiro começou em 1994, através do Instituto Agronômico de Campinas.

O Arroz preto tem 20% a mais de proteína, 30% a mais de fibra, tem menos gordura e menor valor calórico que o arroz integral.

É mais rico em compostos fenólicos que são benéficos à saúde humana, pois são substâncias que previnem o envelhecimento por seu poder antioxidante.

A película que envolve o grão do arroz integral preto é rica em:

Hidratos de carbono, óleos, proteínas, compostos fenólicos, fibras, cobalto, vitaminas: A, B1, B2, B6, B12, niacina, ácido nicotínico, ácido pantatênico, pró-vitaminas C e E.

(Fonte: http://www.arrozpreto.com.br )

Por ser um alimento exótico e pelas propriedades nutricionais, passou a ser um dos “queridinhos” dos Chefs. Seu preparo difere  do arroz branco. Normalmente ele é cozido em pressão.

INGREDIENTES

1 xícara de arroz preto

2  1/2 xícaras de  água

1/2 cebola picada

1 dente de alho picado

1 colher (sopa) de azeite de oliva

Sal à gosto

PREPARO

Em uma panela de pressão, frite a cebola no azeite até murchar. Acrescente o arroz, o sal e a água. Quando pegar pressão, tampe a panela e deixe por 25 minutos. Neste momento, você pode destampar a panela e acrescentar o ingrediente de sua preferência (frango, frutos-do-mar, legumes, etc.).  Deixe cozinhar por mais 5 minutos e sirva. O arroz deve estar al dente.

Nesta receita de Arroz Preto com Frutos-do-Mar, adicionei lulas, polvos, mariscos e camarões (escaldados por 3 minutos em água fervente) em uma frigideira com 1 colher (sopa) de manteiga. Temperei com sal e pimenta-do-reino. Deixei por 1 minuto e juntei o arroz. Servi com uma pitada de cheiro-verde picado. Caso deseje, pode colocar queijo parmezão ralado na hora (como para um risoto).

Arroz preto é maravilhoso. Em sua próxima compra, adicione ao carrinho. Vale a pena experimentar.

Orlando Baumel

Chef de Cozinha, músico e sócio do site junto com a Carol. Casado, pai de 3 lindas garotas.

Este post tem 10 comentários

  1. chopp kremer

    Nunca provei, mas fiquei bem curioa pra conhecer o gosto!

  2. Maria do Livramento Ferreira Santos

    Amei esta matéria sobre arroz preto desde pque experimentei fiquei enloquecida por ele.. é delicioso, e faço d a mesma forma do arroz integral 1 copa para 03 de agua, porém é bem mais caro mas vale a pena.. Gostaria de saber quantas calorias tem uma colher de sopar de arroz preto cozido.. obrigado pois faço dieta….

  3. Nathália

    Bom dia Chef….fiz domingo o que me deu de presente. Acompanhado de strogonof de camarão, ficou muito bom e acredite até as meninas comeram. Abraço.

  4. RITA ROSA

    Gostei da muito da receita, mas facilitaria se permitisse cópias, pois se divulgam uma coisa que é boa para todos…dai ter de fazer print screen na receita recortar, copiar, colar para pegar as receitas fica trabalhoso.
    Mas fácil quando se permite a cópia, e as pessoas comentam com alegria de onde retiraram!
    Grata!

  5. Silvia

    Amei esse arroz. Comi em Penedo, cozido de maneira simples. Seu agradável sabor de amêndoas, me encantou.
    Quem desencantou foi o preço: 1kg sai por nada menos que R$48,00. ?

  6. Eliane

    Maravilha! Parabéns! Excelente matéria, receita clara, ótimas sugestões.

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.