O queijo árabe.

Chanclích é um queijo curtido, de sabor intenso e muito nutritivo.

É tradicional da cozinha árabe. Feito a partir de requeijão, ele é servido puro, como um antepasto. A maneira tradicional de preparo leva um certo tempo (o queijo precisa ser curtido). Claro que você pode apenas misturar a ricota com os demais ingredientes, mas seu queijo perderá em sabor ao verdadeiro.

Para preparar Chanclích em casa, você vai precisar de um bom requeijão. As medidas são aleatórias, dependendo do gosto pessoal.

Salga-se generosamente o requeijão e mistura com pimentão vermelho picado em cubinhos miúdos. A adição de pimentão é opcional. Depois de bem misturado, fazemos bolas do tamanho aproximado de uma tangerina.

Estas bolas são dispostas em um tabuleiro e deixadas em lugar não muito ensolarado por dois dias  para secarem (o queijo deve perder toda a umidade). Após este período, as peças são envoltas em papel absorvente e arrumadas em uma lata com tampa (quanto mais hermética, melhor).

Esta lata permanece fechada, em local fresco, por 20 dias. Durante este tempo, fazemos vistorias para verificar se já estão “maduros”.

Quando estiverem macios e cobertos por bolor, estarão prontos para a finalização. Retiramos da lata e, com muito cuidado, lavamos as peças com um paninho. Depois de bem lavadas, passamos por Zattar e gergelim.

As peças devem permanecer armazenadas em um recipiente de vidro.

Você pode servi-lo puro, com azeite de oliva. Também pode compor com saladas. De qualquer maneira, Chanclich é delicioso.

Orlando Baumel

Chef de Cozinha, músico e sócio do site junto com a Carol. Casado, pai de 3 lindas garotas.

Este post tem 5 comentários

  1. Rafaela - Tudo em Foco

    Comida árabe é muito gostosa e aos poucos está entrando no cardápio rotineiro do brasileiro. Este queijo parece ser delicioso, só é ruim saber que ele precisa embolorar para depois ser finalizado. Mas iguarias são assim, não? Acho que vale a pena tentar saborear.

  2. Mari

    Muito interessante!
    O meu faço com ricota!
    Vou experimentar!

  3. Cris Turek

    Minha mae faz essa receita maravilhosamente bem. Humm, que saudades dela e de seus queijinhos árabes.

    Beijos,

    Cris Turek

  4. Chopp

    Essa receita deve ficar melhor ainda com a combinação do nosso chopp.

    Experimente, não percam oportunidades apreciem e aproveitem, acessem http://www.choppkremer.com.br

    Abraço a todos do blog.

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.