Adoçantes artificiais.

Saiba um pouco sobre adoçantes artificiais.

O primeiro adoçante artificial, a sacarina, foi produzida por Fahlberg em 1885 (Preissner, 2010).

Muitos deles foram aparecendo, com diferentes composições, poder adoçante, formas de apresentação, etc. Porém, de uns anos para cá começaram a ficar tão comuns e tão utilizados que muitas pessoas fazem uso, sem saber nem mesmo por que, talvez só por hábito e por achar que é saudável ou evita algum tipo de doença. Com isso, muitas pesquisas foram sendo realizadas com objetivo de verificar se o uso desses produtos estaria ou não associado à doenças como câncer, por exemplo.

Em 1998,  a Anvisa definiu adoçantes de mesa como produtos especificamente formulados para conferir o sabor doce aos alimentos e bebidas, e adoçantes dietéticos quando o produto for formulado para dietas com restrição de sacarose, frutose e glicose.

Os adoçantes podem conter e ser formulados à base de edulcorantes naturais e/ou artificiais permitidos pela legislação. A RDC 18/08 de 19.03.2008 da Anvisa define que edulcorantes são substâncias, diferentes dos açúcares, que conferem sabor doce aos alimentos. Eles podem ser classificados em naturais ou sintéticos e, também como calóricos e não calóricos (nutritivos e não nutritivos).

O importante é fazer o uso correto desses produtos, como no caso de doenças que necessitem de uma restrição como é o caso da diabetes ou também na prevenção de doenças associadas como obesidade. De qualquer forma, a orientação não é abusar, mas sim usar com moderação e bom senso, apesar de que os rótulos nem sempre ajudam o consumidor, mesmo  havendo toda uma legislação para rotulagem.

Outro fator importante, é que cada produto tem suas características e composições e isto significa que devemos respeitar essas propriedades, como por exemplo, alguns tem poder adoçante maior que outros, aí usa-se menor quantidade para conferir a doçura necessária. Alguns são resistente à altas temperaturas, então podem sofrer cozimento e vão manter as propriedades originais.

Maria Alice Maciel     –     Nutricionista

Orlando Baumel

Chef de Cozinha, músico e sócio do site junto com a Carol. Casado, pai de 3 lindas garotas.

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.