Comendo em casa.

Tenho ido muito a restaurantes.

Não que não goste, ou esteja enjoado. Adoro ir a restaurantes, provar novos pratos. Mas, chega uma hora que a vontade de alguma coisa com gosto caseiro é demais e tem de ser morta a qualquer custo.

Não sou radical, tipo o cara viaja para o exterior e no terceiro dia já está contando para todos da saudade de arroz com feijão. O problema é que esta vontade vem me acompanhando há tempos. Um estranho desejo de virado de feijão tomou conta de mim faz duas semanas.

Aproveitei um sábado sem restaurante agendado e finalmente coloquei em prática o “matar saudade de comida caseira”.

Tinha lido por cima uma receita da Bia Macineli, passada em partes pelo Twitter (depois gentilmente me repassada). Uma costela fácil e rápida. Perfeita para meu virado de feijão.

Uma saladinha verde, com um vinagrete comum (apenas me dei o luxo de incluir cogumelos frescos grelhados), um arroz básico e pronto. Uma bela refeição ao estilo caseiro.

Minha avó fazia um virado inesquecível, em fogão a lenha. Difícil bater comida de vó, mas comi de olhos fechados, lembrando a infância. A costela da Bia caiu como uma luva, derretendo na boca. E vamos combinar, comida caseira sem ovo frito com gema mole, não é comida caseira.

Passo as duas receitas para vocês. Simples e rápidas, mas para comer devagar, em casa, em companhia de pessoas queridas, lembrando momentos que gostariamos de reviver.

COSTELA DA BIA

2 kg de costela bovina

1 Kg de linguiça Toscana

2 cebolas em quartos

5 cenouras em fatias

Flor de sal (ou sal comum)

PREPARO

Em uma panela de pressão, coloque uma camada de costela, com os ossos para baixo. Coloque as linguiças e a cebola. Cubra com água mineral e leve ao fogo.

Quando abrir pressão, conte 45 minutos. Desligue e deixe a pressão acabar. Abra e coloque a cenoura. Feche e deixe cozinhar por mais 10 minutos. Retire a cebola.

Leve em forno muito aquecido por 5 minutos.

Sirva polvilhado com flor de sal, ou sal comum.

VIRADO DE FEIJÃO

2 xícaras de feijão cozido de véspera, com um pouco de seu caldo

150 g de bacon em cubos pequenos

1 cebola pequena, picada finalmente

2 dentes de alho, picados finamente

Farinha de milho, tipo biju (o quanto for necessário)

Banha de porco (se necessário)

Sal e pimenta-do-reino moída na hora

PREPARO

Em uma frigideira grande, frite o bacon, em sua própria gordura. Retire, deixe escorrer em papel toalha e reserve.

Coloque a cebola e o alho na frigideira (caso seja necessário, adicione banha de porco). Refogue até a cebola amolecer. Adicione o feijão e um pouco de seu caldo. Misture tudo muito bem, cozinhando em fogo baixo por 2 minutos.

Vá colocando a farinha de milho, mexendo sempre. Quando estiver quase seco, mas com um pouco de umidade, tempere com o sal e a pimenta. Misture o bacon reservado.

Se preferir, adicione cebolinha picada, mas é opcional.

Sirva imediatamente.

Orlando Baumel

Chef de Cozinha, músico e sócio do site junto com a Carol. Casado, pai de 3 lindas garotas.

Este post tem 6 comentários

  1. Olha só, comidinha caseira do Orlando deve ser um escândalo; reflexo da modernidade:Dinho pegando receita pelo Twitter!

  2. JE

    A famosa comidinha da vovó faz falta mesmo… eu que o diga, moro sozinha há três anos e ia sempre debaixo da saia da minha mãe para ela cozinhar para mim… Até que ela disse que eu precisava aprender… Adivinha? Comecei a pedir comida delivery… Afinal, eu não aprendi a cozinhar, mas sei me virar muito bem! rs…

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.