Moqueca das Paneleiras de Goiabeiras – Espírito Santo

Hoje estarei resgatando mais uma postagem antiga, que se perdeu quando passamos por problemas no Blog. Uma receita enviada por Rosana Martinelli, de Vitória – Espírito Santo, com a receita original da Moqueca Capixaba, repassada pelas Paneleiras de Goiabeiras (artesãs das famosas panelas de barro do Espírito Santo). Ótima sugestão para o fim de semana!!

images-13Receita original da Moqueca Capixaba

• 2 kg de peixe fresco (badejo, papaterra, pargo, robalo);

• quatro a cinco maços de coentro;

• quatro maços de cebolinha verde;

• duas cebolas brancas (pequenas);

• tomate a gosto;

• dois limões;

• azeite doce;

• urucum;

• pimenta a gosto.

Modo de fazer:

Limpe bem o peixe, corte-o em postas e deixe-o em uma vasilha com sal e o suco de um limão. Conserve assim pelo menos por uma hora. Separe a cabeça do peixe para o pirão. Utilizando uma panela de barro grande, coloque: duas colheres de azeite (se preferir pode colocar mais ), cebolinha verde, cebola branca, coentro (tudo bem picadinho), tomate (que pode ser picado em rodelas) e urucum (que pode ser substituído por colorau). Em seguida, arrume as postas do peixe e repita a camada de temperos picados. Não adiciona água ou sal. Cozinhe em fogo brando e quando abrir fervura coloque gotas de limão. Não espere ferver, caso contrário o peixe endurece. Tampe. Espere uns 10 minutos e experimente o sal. Para o pirão, o processo é o mesmo. Depois de cozida a cabeça, acrescente água fervendo e deixe que a carne cozinhe até quase desmanchar. Retire os ossos, experimente o sal e acrescente a farinha, mexendo sempre para não encaroçar.

Como usar a panela de barro:

A verdadeira panela de barro capixaba tem longa durabilidade. Quando for usada pela primeira vez, deve receber um “batismo”. Use duas colheres com óleo de cozinha para untar toda a parte interna da panela. Leve-a ao fogo e deixe queimar todo o óleo. Em seguida, deixe a panela esfriar e lave-a. Está pronta para ser usada por muitos anos.

Essa receita é original das Paneleiras de Goiabeiras.

Mais uma vez meu agradecimento a Rosana Martinelli pela gentileza da colaboração!!

Orlando Baumel

Chef de Cozinha, músico e sócio do site junto com a Carol. Casado, pai de 3 lindas garotas.

Este post tem 5 comentários

  1. kesss

    adoreiii apremder aqui é muito legau voçes são d++

  2. suellen

    nossa,ficou melhor do que do restaurante em cachoeiro de itapemirim es. essa é a legitima.

  3. eliana

    Esta receita de moqueca de peixe esta errada ou esta faltando o restante da receita, ok, nao confunda os leitores ta, e tratem de fazer uma boa pesquisa antes pra depois passar aos leitores, Eu estou cansada de estragar ingredientes tentando fazer receitas que escreveram erradas e omitiram ingredientes,

    1. Orlando Baumel

      Prezada Eliana,

      Obrigado pela participação no OBA Gastronomia.Obrigado pela educação também.
      A receita a qual se refere foi me passada por uma Chef do Espirito Santo, a terra da Moqueca Capixaba. É a receita original das Paneleiras de Goiabeiras (as artesãs das panelas de barro onde a receita é tradicionalmente preparada).
      Sugiro a você pesquisar a diferença entre Moqueca Capixaba e Moqueca Baiana (se é o dendê e o leite de coco a que se refere).
      Também sugiro um pouco mais de civilidade ao fazer qualquer tipo de comentário, em qualquer lugar. Respeito é importante sempre.

  4. Leda Anjos

    Sou Capixaba e ta,bém chef Eliana e esta receita esta PERFEITA ‘ Muito bom o site de vocês

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.