André-Charles Boulle (Paris, França, 11 de Novembro de 1642 — Paris, França, 28 de Fevereiro de 1732), desenhou e produziu mobiliário para a corte de Luís XIV como mestre de ebanisteria (marcenaria fina), ficando principalmente famoso pelo seu trabalho de marqueteria de alta qualidade (mosaico ornamental composto por diferentes materiais).

A inovação introduzida nesta técnica, já anteriormente existente, é a utilização de novos materiais em combinação com uma perfeita execução da técnica. As peças de Boulle, além de utilitárias, são verdadeiras peças de joalharia, não só pelo detalhe e requinte dos padrões decorativos, como também pela utilização de valiosos materiais. O estilo das suas peças de mobiliário, formalmente dentro do estilo decorativo Luís XIV (Barroco), influenciou a estética por toda a Europa, dando nome ao que ficou conhecido como oestilo boulle (também marquetaria boulle ou técnica boulle). (Wikipedia)

Boulle fachada

Como deu para notar, um OBA diferente hoje, mais ligado à decoração. Há tempos fui convidado por meu amigo Ugo Gutierrez  para conhecer seu novo (nem tão novo hoje) empreendimento. Esta faceta do Ugo eu já conhecia desde a época em que ele era proprietário da Saanga, uma das melhores churrascarias que Curitiba já teve. O Ugo, além de um artista na madeira, é um artista na churrasqueira. A Saanga era um show room das peças produzidas pelo Ugo e seu filho, Ugo também.

Hoje foi o dia de ir conhecer a Boulle, uma loja mais que exclusiva em Santa Felicidade. Nome dado em homenagem ao personagem que abre esta matéria.

Boulle interior

A Boulle “Móveis de Fundamento” é uma proposta diferenciada voltada à sustentabilidade e à criatividade. Tendo como compromisso fabricar com todo cuidado “Móveis Arte”, a Boulle utiliza como principal fonte raízes, troncos, ferros e peças antigas. Tudo garimpado pelo Ugo em várias andanças pelo interior do Paraná e outros rincões.

Boulle mesa 1

Boulle mesa

São produtos exclusivos que criam um diferencial em qualquer ambiente. A Boulle também possui um vasto estoque de peças antigas, desde bacias até um vagonete servindo de apoio para uma mesa de centro é possível você encontrar por lá. Um verdadeiro deleite para os olhos.

Boulle armario

As bacias, leiteira e louças antigas são um show à parte. Quem não gostaria de ter uma destas peças enfeitando a cozinha?

Boulle bacias

Uma visita ao Boulle vale cada olhar pela loja. Aos sábados a visita torna-se ainda mais especial. O Ugo e sua esposa Ju recebem os visitantes com um belo café. Pães caseiros, tortas, frios e outros caprichos, tudo preparado pela Ju, tornam esta visita ainda mais prazerosa.

Eu e Ugo Gutierrez
Eu e Ugo Gutierrez

A Boulle é uma loja feita para quem procura móveis e objetos diferenciados para enfeitar a casa ou até um café, restaurante ou bar. O bom gosto é visível em tudo.

O Ugo ainda não esqueceu a arte das carnes assadas. Aguardem para breve uma novidade mais que especial aqui pelo OBA Gastronomia.

BOULLE – Móveis de Fundamento

Avenida Manoel Ribas, 4824

Santa Felicidade    Curitiba   PR

Tel.: (41) 3501 5996

Seg. à Sáb. das 9h às 19h

Domingo das 14h às 17h

Conheça o Site da Boulle.

Orlando Baumel

Chef de Cozinha, músico e sócio do site junto com a Carol. Casado, pai de 3 lindas garotas.

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.