Teve uma época que tive vizinhos japoneses, uma lavanderia tradicional de Curitiba. Quando chegava novembro, eles iam em comitiva colher brotos de bambu (takenoko, em japonês) para fazer conservas e revender. A conserva deles era maravilhosa, suave e macia e vendia como água, razão pela qual eu já deixava encomendado vários vidros. Foi ali que passei a apreciar este ingrediente tão comum na culinária asiática.

O broto de bambu possui formato cônico e coloração branca e uma textura levemente crocante. Você encontra cru, em conserva ou pré-cozido.

Quando é comprado cru, suas folhas externas devem ser removidas, até atingir a parte branca, mais macia. Você pode fazer isto com o auxílio de uma faca. Faça um corte no sentido do comprimento, sem atravessar o broto e vá retirando as folhas duras com cuidado. Corte as extremidades e pronto.

Para usar, o broto de bambu, este deve ser cozido. Faça isto em uma panela funda. Uma dica interessante é trocar a água umas 3 vezes. Isto ajuda a retirar o amargor característico. Quando estiver macio, desligue o fogo e adicione uma pitada de bicarbonato de sódio na água ainda quente. Deixe de molho por meia hora, escorra e deixe esfriar.

Corte em rodelas e estará pronto para o uso.

Broto de bambu vai bem em várias preparações, além da tradicional conserva. Refogado, em recheios de pastéis, em tortas, são algumas delas.

Amanhã aqui no OBA Gastronomia, uma sugestão de uso que fica maravilhosa: macarrão oriental com broto de bambu.

Orlando Baumel

Chef de Cozinha, músico e sócio do site junto com a Carol. Casado, pai de 3 lindas garotas.

Este post tem 7 comentários

  1. Paula Alvarez

    Opa.. gostei da novidade!!! Espero receitas, ontem e hoje comi uma torta de bambu, também consumimos aqui em casa 🙂

    beijãozão*

  2. Eu adoro broto de bambu ( takenoko ), pra tirar o amargo, eu coloco um pouco de açúcar quando cozinho, depois de cozido, escorro a água, e coloco os temperos (hondashi um poco de molho shoyu) e levo para refogar.

  3. Sandra

    Pode congelar, depois de cozido e antes de temperar?

    1. Olá, Sandra
      Pode sim.Claro que não ficará com o sabor igual.
      Obrigado e um abraço.

  4. Ola bom dia. Faço conservas caseiras em MG para vender. Gostaria de saber se posso colocar pimenta dedo de moça e tomatinho cereja junto com o broto em conserva e quanto tempo pode durar a conserva na geladeira. Fico no aguardo. Abraços

    1. Olá, Rosangela
      Pode colocar pimenta dedo-de-moça sim. O tomatinho eu não recomendo. Fermenta muito rápido.
      Obrigado pela participação e um abraço!

  5. Branca Maria Jordão Esquivel

    Oi boa tarde, comprei o broto de bambu cozido, mas está muito amargo.
    Qual a sua dica pra tirar esse amargo do bambu já cozido?

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.