Cogumelos de Bento.

A Chef Claudia Habas nos mostra hoje um de seus pratos preferidos.

Hoje trago para os que acompanham o OBA Gastronomia um dos pratos que mais adoro fazer: risoto. Para as pessoas que não são muitas adeptas a carne, nada melhor que um risoto preparado com vegetais.

Eu particularmente sou meia suspeita para falar de cogumelos, pois nos últimos tempos aprendi a gostar, mesmo não gostando…rsrsrs!!

Uma pequena amostra do que foi utilizado na Noite de Gala dos Vinhos e Espumantes

Só por curiosidade, vou mostrar como aprendi a gostar de cogumelos:
Era uma vez um chef de cozinha apaixonado por cogumelos, mas de tal forma, que nos ensinou além de várias receitas a apreciar este maravilhoso ingrediente.

Sendo assim, não poderia deixar de trazer este delicioso prato que dedico com todo carinho a meu amigo, que muito me ensinou e tenho certeza que em suas próximas vindas a Bento, trará outras ideias para agregar ao nosso conhecimento.

Grande amigo, Chef Orlando Baumel, para você…Sei que não gosta muito de risotos, porém este é de Bento e mais que isso, de cogumelos…
 Para este prato usei dois tipos de cogumelos frescos: Shimeji e Shitake e Funghi Porcini (cogumelo seco)

INGREDIENTES

200 g de arroz Arbóreo

400 ml de fundo de aves (caldo de galinha caseiro)

20 g de manteiga

50 g de nata fresca

50 g cogumelos Shimeji (reserve uma florzinha para decorar)

50 g de cogumelos Shitake

30g de funghi porccini

1 copo de vinho branco seco

30 g de cebola picada

1 dente de alho picadinho

20 g de queijo ralado

Sal e pimenta, quanto necessário.

 

 

Modo de preparar

Coloque o Funghi Porcini para hidratar no vinho, limpe os cogumelos frescos com um pano seco e fatie-os. Reserve o vinho.

Numa panela refoque a metade da cebola picada na manteiga. Acrescente o alho picado e deixe refogar até que solte seus aromas. Junte o arroz e refogue por 3 minutos. Vá adicionando o fundo de aves aos poucos e mexendo sempre, para que o arroz absorva o caldo. Faça este procedimento até que o arroz esteja “al dente”. Reserve.

Em uma frigideira coloque o restante da cebola para refogar com uma colher de manteiga. Acrescente o Funghi Porcini e deixe refogar um pouquinho. Acrescente os cogumelos frescos e deixe dar uma leve murchada. Adicione o vinho branco que foi usado para hidratar o funghi e deixe evaporar o álcool.

Junte o arroz pré-cozido e o creme de leite e mexa até tomar consistência de risoto. Acrescente o queijo ralado, prove o sabor, acerte o sal se necessário e se desejar acrescente  pimenta do reino moída na hora.

Sirva a seguir.

Muito obrigado, Claudia. Realmente adoro cogumelos. A quantidade que usamos na Noite de Gala dos Vinhos e Espumantes premiados foi uma “coisa de louco” mesmo.

Orlando Baumel

Chef de Cozinha, músico e sócio do site junto com a Carol. Casado, pai de 3 lindas garotas.

Este post tem 2 comentários

  1. Edson Bublitz

    Que delícia suas receitas claudia… parabéns!!!esta fazendo muito sucesso…adoro você continue assim…e eu continuarei provando tudo!!!!HEHEHE
    ABRAÇOS COLEGA

  2. Claudia Habas

    Obrigada querido colega !!!
    Apesar que elogiar para continuar provando todos os pratos,não vale..rsrrsrs!!!Brincadeirinha Edson…
    Um abraço!!E pode continuar servindo de cobáia…

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.