Comidas de Bento – Dia do Gaúcho.

Hoje é comemorado o Dia do Gaúcho.

Instituído para celebrar a Revolução Farroupilha, é celebrado no fim da semana de festejos desta (de 14 a 20 de setembro) em todo o Rio Grande do Sul.

O povo gaúcho é um dos que mais preservam suas tradições. Onde vamos no Rio Grande do Sul, é possível assistir a belíssimos espetáculos de dança relembrando um passado de glórias, como mostra as fotos. Este é o Grupo Rastros do Tempo, que se apresenta todas os sábados no Hotel Dall’Onder, em Bento Gonçalves, embelezando o Churrasco Gaúcho servido no local.

Grupo Rastros do Tempo, de Bento Gonçalves - RS

 

Para homenagear este povo tão hospitaleiro, o OBA traz uma receita da Chef Claudia Habas, de Bento Gonçalves, onde é utilizado um dos ingredientes mais representativos dos Pampas: a erva mate.

Bolo de erva mate

Ingredientes:

– 3 ovos (claras batidas em neve)

– 1 xícara de erva mate peneirada

– 2 xícara de açúcar

-02 colheres (sopa) de manteiga

-01 xic de leite

– 2 colheres de óleo de soja

– 2 colheres de fermento biológico

-Farinha de trigo, o necessário para a massa ficar cremosa.

Modo de preparar:

Passe a erva mate por uma peneira e leve ao fogo para ferver com uma xícara de água. Retire do fogo e bata no liquidificador, até ficar homogêneo.

Bata as claras em neve e reserve. Adicione as gemas com o açúcar. Junte a manteiga, o azeite, o creme de erva mate reservada e o leite. Aos poucos, vá acrescentando a farinha de trigo, até a massa ficar consistente.

Coloque o fermento em pó e por último as claras em neve, misturando delicadamente. Ponha em uma forma untada e leve ao forno pré-aquecido por aproximados 30 minutos.Se desejar, polvilhe açúcar confeiteiro.

Um bolo que bem poderia ser chamado de Bolo Gaúcho.

O povo do Rio Grande do Sul é um povo fantástico. Estou tendo a honra de conhecê-los mais, principalmente os gaúchos de Bento Gonçalves, um lugar que me acolheu com um carinho difícil de achar estes dias.

Todas as danças são de uma beleza ímpar, digna dos campos e serras gaúchas. Vale muito a pena conhecer.

Grupo Rastros do Tempo

Fica a homenagem do OBA Gastronomia a todos os gaúchos!

Orlando Baumel

Chef de Cozinha, músico e sócio do site junto com a Carol. Casado, pai de 3 lindas garotas.

Este post tem 6 comentários

  1. RENÉRIO LOPES SCHUSCH

    GOSTEI DA RECEITA VOU MANDAR MINHA ESPOSA FAZER.
    O NOME é SUGESTIVO: BOLO GAÚCHO!

  2. carlos pereira

    Pra falar a verdade gostei desta receita deste bolo gaúcho pode-se chamar assim.Hoje mesmo domingo de chuva eu e minha esposa vamos preparar este bolo,pelo jeito deve ser uma delícia até .

  3. Jucimara Mallmann

    Gostei do nome bolo gaucho mas acho mais original (erva mate).

  4. Neiva

    Amei a receita, mas faço um reparo. Nos ingredientes, fala-se em “fermento biológico” e no modo de fazer, em “fermento químico”. Bolos são feitos com fermento químico (o de latinhas, o mesmo que Pó Royal); fermento biológico é usado apenas para a fabricação de pães. Logo, o fermento a ser usado nesse bolo é o que é usado em todos os bolos, o fermento químico. Isso é básico. Deve ter havido um engano quando se fala em fermento biológico para esse bolo, até porque nos ingredientes fala-se certo, fermento químico. Muita gente vai se enganar ao fazer o bolo e usar erradamente o biológico, portanto seria bom consertar o erro.

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.