Pato com cogumelos e cebolas.

Esta é uma receita marcante, uma feliz combinação de ingredientes, com sabor silvestre.

Pato, cebola e bacon. Ingredientes que casam à perfeição. Um prato com sabor de floresta, para ser feito lentamente, de preferência em uma panela de ferro e um dia frio.

Guisar é um processo de cocção semelhante ao Braseado. A diferença está que em guisados, os pedaços a serem preparados devem ser pequenos. Guisados aceitam outros ingredientes na composição. A quantidade de líquido é maior e este é sempre servido junto, sem coar.

INGREDIENTES (4 pessoas)

1,5 Kg de pato, em pedaços médios  (aproximadamente 8 pedaços)

100 g de cogumelos Paris, sem os cabinhos, cortados em 4 ou na metade (dependendo de seu tamanho)

60 g de bacon, em cubos de 1 cm

12 unidades de cebolas pérolas (pequenas, para conservas)

100 g de manteiga

600 ml de caldo de galinha caseiro

2 folhas de louro

30 g de farinha de trigo

1 colher (sopa) de salsa fresca picada

Sal  e pimenta-do-reino moída na hora

PREPARO

Coloque as cebolas e o bacon em uma panelinha pequena, cobertos com água. Leve ao fogo e deixe até ferver. Escorra e reserve.

Aqueça uma panela de fundo pesado (de preferência de ferro) e derreta metade da manteiga. Junte os pedaços de pato (temperados suavemente com sal e pimenta) e deixe fritar por 10 minutos (com a pele para baixo), até dourar. Com uma escumadeira, retire a carne e descarte o excesso de gordura da panela, deixando 1 colher de sopa.

Na mesma caçarola, coloque as cebolas, os cogumelos e o bacon.  Refogue por 3 minutos, mexendo sempre. Retire e reserve. Coloque o restante da manteiga e  a farinha na panela e aqueça, sem deixar ferver, raspando bem o fundo. Vá acrescentando o caldo, mexendo constantemente, levando à fervura até apurar.

Acrescente então os pedaços de carne, o louro e a mistura de cogumelos, bacon e cebolas. Tempere com sal e pimenta, tampe a panela e cozinhe até a carne amaciar. Polvilhe com a salsa picada.

Sirva acompanhado de arroz ou de  macarrão, como o Bavettine utilizado aqui.

Um prato fantástico, perfeito para um belo almoço de domingo em família.

Orlando Baumel

Chef de Cozinha, músico e sócio do site junto com a Carol. Casado, pai de 3 lindas garotas.

Este post tem 2 comentários

  1. Belissimo prato em chefe. Nunca comi pato, sou louco para experimentar. Acho que farei essa sua receita. Me corrija se eu estiver errado, mas o braseado geralmente é terminado no forno já o guisado, sempre no fogão. Isso faz diferença? Já li também que no guisado não se tampa a panela e no braseado sim.

    1. Orlando Baumel

      O fato de terminar no forno ou não, não faz diferença. Tem gente que usa, mas eu não vejo necessidade (dependendo da receita, claro).
      Quanto a tampa fechada, o Braseado (por utilizar peças grandes) é quase sempre com a panela tampada. E pato é uma maravilha!!

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.