Antepastos – Pastas e Bruschettas!

Manteigas Compostas (ou aromatizadas)

Antepastos são pequenas porções de alimentos servidos antes da refeição principal, podendo ser ingredientes únicos (como Queijos, Salames, Presuntos, etc.) ou preparados. Também chamados de Hors – D’ Ouvre, podem também simplesmente ser servidos em uma reunião informal. Hoje vou tratar aqui de uma base para Antepastos e de um típico italiano! As Manteigas Compostas ou Aromatizadas) saõ também chamadas de Pastas. São preparadas misturando-se manteiga com carnes cozidas, peixes, crustáceos, legumes ou condimentos passados por um almofariz e depois em peneira fina. São utilizadas no preparo de Hors – d’ ouvre; para dar um toque final a um molho; como o próprio  molho e no preparo de Veloutes. São tanto tratadas a quente, cozidas, ou simplesmente misturada com os ingredientes. Desta maneira podemos preparar Pastas coloridas de Ervas, Carangueijo, Lagosta, etc.

Passarei aqui duas preparações bem simples e de resultado excelente. Uma Pasta de Alho e Azeite, própria para o preparo de Torradinhas e outra de Gorgonzola, muito boa para ser utilizada como um molho após a grelhagem de uma carne, ou mesmo para ser passada em pãezinhos ou torradas.

                                                                        PASTA DE GORGONZOLA

Ingredientes

100 g de Queijo Gorgonzola de boa qualidade

100 g de Manteiga

Sal e Pimenta na altura

Preparo

Deixe a manteiga em estado de pomada (temperatura ambiente) e com as mãos (sim, com as mãos) vá agregando o Gorgonzola até obter uma pasta homogênea! Junte o Sal e a Pimenta, misture mais um pouco e está pronta!

dsc01372

                                                                                              PASTA DE ALHO E AZEITE

Ingredientes

200 g de Manteiga 

5 dentes de Alho

30 ml de Azeite de Oliva Extravirgem

2 pitadas generosas de Orégano

Sal e Pimenta na altura

Preparo

Pique o alho bem picadinho. Aqueça com o Azeite e deixe dourar. Em um bowl, deixe a manteiga em pomada e junte o Azeite com o Alho, o Sal e Pimenta e o Orégano. Novamente com as mãos, amasse e misture os ingredientes até obter uma pasta homogênea. Usei esta receita para fazer torradas, cuja foto vocês conferem juntamente com as Bruschettas!

dsc01373

Estas manteigas se conservam durante um bom tempo em geladeira, ou podem ser congeladas, onde durarão bem por 3 meses. Para guardá-las, a melhor maneira é abrir papel filme, colocar a manteiga e ir enrolando, formando um cilindro, apertando as bordas. Depois é só etiquetar e guardar para quando for utilizar.

dsc01375

                                                                                    BRUSCHETTAS

Bruschettas são torradas típicas italianas. De preparo simples, elas aceitam muitos recheios*, dependendo de sua imaginação. Aqui preparei uma receita que batizei de Bruschettas Mediterrâneas.

Ingredientes

Tomate Pomodoro

Mussarela de Búfala

Dente de Alho descascado

Fatias de Pão Italiano amanhecido bem fininhas

Sal e Pimenta na altura

Folhinhas de Manjericão roxo

Obs.: Por se tratar de fatias, não especifiquei as quantidades.

Preparo

Esfregue o Alho nas fatias de pão. Polvilhe com o Sal e Pimenta. Coloque uma fatia de Mussarela, uma de Tomate e mais uma de Mussarela. Ponha a folhinha de Manjericão e leve ao forno até dourar e o queijo derreter.

Obs.: O proceso de preparo das torradas de Alho foi o mesmo! Estas torradas de Alho podem ser servidas sós ou com outro ingrediente por cima, desde que combine com seu sabor pronunciado.

dsc01379

Lembrem-se que as Bruschettas aceitam vários tipos de recheios*, então use sua imaginação! E as Manteigas Compostas, além de servirem para vários preparos, também são ótimas para criar sabores. Pode-se utilizar Ervas, raspas de casca de frutas cítricas (Zester), Gengibre, entre outros.

* Ou coberturas, como prefere minha querida amida Andrea Lewinsky do Blog Andrea’s Cooking, que aliás merece sua visita!

Amanhã retorno ao tema com uma Manteiga ótima para um molho de Macarrão!

Orlando Baumel

Chef de Cozinha, músico e sócio do site junto com a Carol. Casado, pai de 3 lindas garotas.

Este post tem 5 comentários

  1. Sandra

    Como faço para receber as atualizações do site? Gostaria muito!

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.