Vitamina D

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Vitamina D – A Vitamina que vem com o Sol!

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O Oba traz hoje mais uma matéria sobre Nutrição, como acontecerá semanalmente. Desta vez sobre a Vitamina D, matéria da nutricionista Maria Alice Maciel!

VITAMINA D

Gostaria, nessa conversa de hoje, de mostrar um pouco dessa vitamina, que tem tomado uma dimensão cada vez maior, devido a sua importância.

A vitamina D desempenha papel fundamental na manutenção do organismo, participando da regulação dos níveis de cálcio e fósforo promovendo absorção intestinal e reabsorção renal desses elementos.

A vitamina D participa na mineralização, formação óssea e afeta  inclusive o sistema imunológico. Ela é formada à partir do colesterol como precursor e os raios solares promovem a síntese cutânea desta vitamina, transformando-a em uma forma ativa.

Na deficiência de vitamina D, as concentrações de cálcio e de fosfato no sangue diminuem, provocando doença óssea porque não existe uma quantidade suficiente de cálcio disponível para manter os ossos saudáveis.

Alimentos ricos em vitamina D

  • óleo de fígado de bacalhau
  • peixes como salmão, atum e sardinha
  • leite
  • margarina
  • ovos
  • fígado

Fonte: NCCAM, National Institute of Health

scott22Poucos alimentos são naturalmente ricos em vitamina D, e em muitos países a maior parte da ingestão dessa vitamina vem de produtos fortificados como leite, leite de soja e cereais.

A ingestão recomendada  pelo U.S. Dietary Reference Intake para crianças e adultos até 50 anos é de 5 microgramas por dia (200 UI/dia).

A recomendação aumenta para 10 microgramas/dia (400 UI/dia) para pessoas entre 50-71 anos de idade e para 15 microgramas/dia para idosos acima dos 70 anos.

Porém, a maior fonte de vitamina D para os seres humanos está mesmo na radiação solar UVB. Cerca de meia hora de exposição solar podem produzir 20 mil UI de vitamina D, o que equivale à 200 copos de leite fortificado.

Portanto, 90 a 95% das necessidades da vitamina D são atendidas a partir da síntese cutânea.

Acredita-se que mais de um bilhão de pessoas no mundo apresente algum déficit de vitamina D ( CUPPARI, L., 2008).

A época do ano, latitude e cobertura de nuvens afetam a exposição aos raios solares e a síntese de vitamina D na pele.

Desta forma, é importante para pessoas com limitação de exposição ao sol incluir boas fontes de vitamina D na dieta.

Além dos alimentos fortificados com vitamina D, fontes naturais incluem óleo de fígado de peixe, peixes  (salmão, bagre, sardinha, atum, cavalinha), cogumelos e ovos.

sashimi Fonte foto: Wikimedia

Bom, o negócio então é comer um belo peixe, ou quem sabe, um lanche com leite, sanduíche com ovos e, principalmente, tomar um solzinho. Aí fica tudo bem…

Maria Alice Maciel – Nutricionista

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Orlando Baumel
Orlando Baumel
Chef de Cozinha, músico e sócio do site junto com a Carol. Casado, pai de 3 lindas garotas.

11 Comentários

  1. Walter disse:

    Gostei muito explicações sobre vitamina “D”

    Gostaria de ser informado a açao vitamina “D” para o cerebro
    se tem alguma coisa em haver

  2. Antonio de Padua Silva disse:

    Gostei das explicações, onde verificamos que a vitamina D é de suma importancia na prevenção de cancer.

  3. Larissa disse:

    Essa foto ae , é por acaso a capa de algum remédio ?
    A capa de alguma remédio qe usava antigameente ?
    Muito obg *-*
    Larissa .

  4. rafael correa disse:

    bom post!!!
    quando era pequeno tomei bastante
    essa emulsão scott, e na epoca odiava
    mais valeu a pena, apesar da longa exposição
    ao sol que tinha!!

  5. elanegizele disse:

    qua são os alimentos encontadrado na vitamina D ?
    por favo md resposta urgente!!!

  6. maria disse:

    estou precisando muito dessa vitamina pois fiz uma redução de estomago, e agora ela está faltando no meu corpo,

  7. giuliano franchini disse:

    siplesmente fantastico ,muito facil de entender , me ajudou muito , um forte abraço…….

  8. Arlete Nunes disse:

    Gostei D+ das informações sobre vitamina D

  9. Arlete Nunes disse:

    Gostei D+ das informações sobre vitamina D

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