Vinhos Verdes

Espetinho de queijo coalho com bacon
Espetinho de Queijo Coalho com Bacon
19 de junho de 2018
Confira a receita do Burger do Cristiano Ronaldo
21 de junho de 2018
Mostrar todos

Maravilhosa mostra vínica, acontece em lugar histórico com a participação de chefs renomados

Eu sempre fico encantada com prédios históricos, no antigo Claustro do Convento de São Gonçalo, em Amarante, que teve o início de sua construção em 1540, não foi diferente. A energia do lugar tinha tudo a ver com o UVVA – Universo do Vinho Verde de Amarante, mostra vínica, promovida entre os dias 15 e 17 de junho, que reuniu 38 produtores de vinho verde, nove expositores de gastronomia e reconhecidos chefs e enólogos da região.

Comecei conversando com os expositores da área gastronômica. Haviam típicos doces do norte de Portugal, a base de ovos moles e amêndoas, lanches como preguinhos e sandes de leitãozinho, chocolates artesanais e ainda uma incrível pipoca gourmet, da qual vou falar numa reportagem exclusiva (aguardem!).

 

 

Depois visitei os expositores de vinhos. Os rótulos que mais me surpreenderam foram os da Quinta de Carapeços:

Espadeiro–  com acidez presente mas equilibrada;

Alvarinho/Trajadura – excelente textura e bom volume;

Alvarinho– elegante, acidez moderada;

Espumantes Branco Brut(que aqui chama bruto) – agradável e persistente;

Espumante Branco Seco – macio, final de boca muito suave.

Vinho brancoLate Harvest– (de colheita tardia) com notas de mel, boca suave e fim prolongado.

Como eu participei somente do primeiro dia de evento, o grande momento para mim foi o showcooking com o chefe estrelado Tiago Bonito. Ele apresentou com maestria dois pratos tradicionalmente servidos em seu restaurante Largo do Paço, ambas construções ligadas ao mar. Após a apresentação conversamos, e ele falou, com humildade, de sua constante dedicação em atender com exclusividade e excelência seus clientes.

“Considero que as verdadeiras estrelas são os clientes”, fala referindo-se ao reconhecimento Michelin. Após nossa conversa Bonito me fez o gentil convite para conhecer seu restaurante, então aguardem que em breve vou trazer detalhes sobre os pratos e o serviço do seu espaço.

O UVVA continuou com uma bela programação nos dois dias seguintes. Contou com a participação de outros dois importantes chefs, o Hélio Loureiro, do Douro Palace e Douro Royal Valley, que apresenta o programa Nutriciência na RTP1; e o Renato Cunha, do restaurante Ferrugem e docente na Universidade Portucalense.

Ainda na abertura o presidente da Câmara Municipal de Amarante, José Luís Gaspar, declarou: “Este é um evento que está a permitir posicionar a região e os produtores como exemplos de capacitação, qualidade e superação. É tempo de todos assumirmos o papel de embaixadores do vinho verde”.

A solenidade contou ainda com a presença do Embaixador da República Checa em Portugal, Petr Selepa, que manifestou vontade de estreitar ligações entre a região dos vinhos verdes e as regiões vínicas do seu país, e do presidente da CVRVV – Comissão de Viticultura da Região dos Vinhos Verdes, Manuel Pinheiro, que destacou a dinâmica da região, e também a importância do consumo responsável do vinho verde.

O UVVA 2019 tem já data anunciada, para 14, 15 e 16 de junho. Trata-se de uma iniciativa da Câmara Municipal de Amarante, através da InvestAmarante, com produção da Essência do Vinho, em parceria com a Comissão de Viticultura da Região dos Vinhos Verdes e apoio da Revista de Vinhos.

(crédito das imagens – Daniel Luciano / Essência do Vinho).

Espero que tenha curtido minha experiência. Adoraria saber da sua.

Divida comigo sua experiência gastronômica e/ou vínica!

O que mais gostou? O que detestou?

Lugares que vc indica e os que não recomenda.

Mande direct pelo insta @lazzarettipati

Msg pelo facebook/patilazzaretti

Ou email pati.lazzaretti.nh@gmail.com

 

#Wine #Experience #Gastronomia #VinhoVerde #VinhosPortugueses

#Portugal #Brasil #Eventos #UVVA #Chefs #MyLife #LifeStyle

Print Friendly, PDF & Email
Pati Lazzaretti
Pati Lazzaretti
Patrícia Lazzaretti é jornalista, vive na Europa, e escreve com o coração sobre suas experiências vínicas e gastronômicas.

8 Comentários

  1. Márcia Machado disse:

    Nossa dá pra viajar junto contigo nessas experiências, pois é rica em detalhes junto com a fotografia te dá uma sensação de estar junto a degustar! Senti o gosto do “bruto” na boca com a descrição feita. Parabéns lindo trabalho.

  2. Paulinho Soares disse:

    Matéria muito boa, deu uma baita vontade de degustar esses vinhos hahaha

  3. Sérgio Dresch disse:

    Excelente matéria!!
    Está exercendo um ótimo trabalho, parabéns.

  4. Sérgio Dresch disse:

    Excelente matéria!!
    Está exercendo um ótimo trabalho.

  5. Jessica disse:

    Matéria maravilhosa!!! Amei👏🏼👏🏼

  6. Michele Rocha disse:

    Hummm.. deu água da boca!! Delícias de momentos!!!

  7. Samuel Santos disse:

    Já tenho muita vontade de conhecer e viajar pela Europa, lendo e conhecendo informações já me mais tranquilo e ancioso para desfrutar dessas delícias.
    Uma reportagem que fala tão bem da gastronomia refinada e de bebidas que são armoniosas para que nossa viajem seja cada vez mais perfeita e marcante.
    Parabéns a jornalista Patrícia Lazzaretti, pela reportagem muito bem informativa e cativante gostei muito.
    Atenciosamente Samuel Santos.

  8. […] a pipoca que você conhece! Quando estive no UVVA (se não viu espie no link https://obagastronomia.com.br/vinhos-verdes/) prometi contar detalhes sobre uma degustação de pipocas. Sei que parece estranho eu falar disto, […]

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.

%d blogueiros gostam disto: