Vinhos: Nova Zelândia e África do Sul

Moqueca Capixaba
8 de janeiro de 2009
Almoço Alemão…
11 de janeiro de 2009
Mostrar todos

Vinhos – por Luis Felipe de Moraes

download-6

Vinhos de Personalidade

Olá pessoal.

 Hoje gostaria de tratar com vocês sobre vinhos da África do Sul e da Nova Zelândia. Esses dois países, quase nunca lembrados quando falamos de vinho possuem sim uma bela e próspera indústria vitivinola. E é interessante notar que os vinhos na África do Sul, por exemplo,  já tem mais de trezentos anos de história.

 A  África do Sul tem como símbolo os vinhos elaborados com a uva Pinotage, um cruzamento das uvas Pinot Noir e Hermitage, que gera vinhos de grande intensidade aromática, bom corpo, cor intensa e bom potencial para guarda, por exemplo o Glen Carlou Pinotage. Mas nem só de Pinotage vive a África do Sul. Lá temos também ótimos Cabernet Sauvignon e bons Merlots e até algumas vinícolas que se inspiram muito na região do rio Rhône e copiam as fórmulas de assemblage que lá temos, por exemplo, o vinho Goat Roti da Fairview Goats reproduz o famoso corte Syrah, Mouvèdre e Grenache tão comum no Rhône ou ainda cortes que lembrem a Bordeux como o vinho Kadette tendo as uvas Pinotage juntamente com a Cabernet Sauvignon e a Merlot. Os tintos em geral tem estilo forte, com toques herbáceos ou que lebrem as propriedades rurais da região, personalidade é o que não falta aos tintos da África do Sul.

Já os brancos tem estilos bem variados como por exemplo o bom Porcupine Ridge Sauvignon Blanc, herbáceo e afiado ou vinhos brancos baseados na uva Viognier, que possuem uma untuosidade magnífica e muita fruta branca.

download-61

A Nova Zelândia, famosa pelo seus kiwis, tem muito mais do que isso a apresentar. Hoje possui áreas de cultivo de videiras bem demarcadas onde estão distribuídas entre suas principais ilhas principalmente a Sauvignon Blanc e a Pinot Noir. Os mais famosos são os Sauvignon Blanc bem vigorosos e vibrantes e também temos ótimos chardonnays com com corpo e muita elegância, por exemplo o Cloudy Bay Chardonnay, potente, encorpado mas com uma elegância marcante. Temos com exemplo do Sauvignon Blanc o vinho Sileni Sauvignon Blanc, muito frutado de corpo médio é um achado entre os brancos do país.

 

Temos também bons tintos elaborados com a Pinot Noir, onde geram vinhos de extrema delicadeza e elegância que normamente lembram folhas secas, terra úmida e frutas secas. Tem um estilo bem Bourgogne  de ser.  Exemplo de Pinot Neo Zelandes: Dry River Pinot Noir.

 

A Nova Zelândia também produz vinho com a Cabernet Sauvignon e a Merlot que apesar de não alcançar o nível de qualidade que a Pinot Noir alcança no país tem mostrado que podem ter um futuro muito brilhante naquelas terras.

 

            Bom pessoal aguardo vocês na semana que vem.

 

Pergunte ao Sommelier: sommelier.felipe@yahoo.com.br

Print Friendly, PDF & Email
Orlando Baumel
Orlando Baumel
Chef de Cozinha, músico e sócio do site junto com a Carol. Casado, pai de 3 lindas garotas.

0 Comentários

  1. AFRICA.

    Estamos lancando um livro intitulado

    “BAOBA. Cenas e fatos d´Africa”

    Esse livro relata 8 anos de viagens
    por mais de 30 paises do Continente Africano.

    Uma leitura leve e agradavel.

    O presente ideal para quem gosta de conhecer
    outras culturas.

    Veja no blog.: http://baoba-africa.blogspot.com

    Contato direto com o autor.: altair2001@yahoo.com

  2. Superb blog post, I have book marked this internet site so ideally I’ll see much more on this subject in the foreseeable future!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.

%d blogueiros gostam disto: