Tartufos no Durski

Culinária a bordo
7 de outubro de 2010
Dia das crianças no Mr. Lam
7 de outubro de 2010
Mostrar todos

Restaurante Durski traz Tartufos Biancos.

Uma grande novidade no Durski em outubro.

Produto sazonal exclusivo de regiões italianas chega ao Durski

O tartufo bianco se desenvolve apenas uma vez por ano e é considerado uma jóia segundo chefs do mundo todo. Seu preço pode chegar a R$ 15 mil

O restaurante Durski traz a Curitiba um produto italiano exclusivo: o tartufo bianco. Admirada pelos mais diversos paladares ao redor do mundo, a especiaria é uma das verdadeiras paixões do chef Junior Durski, que vai criar um menu mais que especial para os seus clientes. Segundo ele, “é uma das maiores sensações culinárias que uma pessoa pode ter na vida”.

O tartufo bianco (ou trufa branca) é um produto milenar apreciado no mundo todo desde a época do Império Romano. Perfumado e saboroso, é um fungo que se desenvolve uma vez por ano – de setembro a meados de dezembro – em regiões específicas da Itália. O mais famoso nasce no vale do Alba, na região de Piemonte, mas a trufa também pode ser encontrada na Umbria ou na Toscana.

Dotadas de um aroma fascinante e penetrante, as trufas são certamente as iguarias mais raras e valorizadas pelos gourmets do mundo inteiro. Para Junior, é difícil descrevê-lo, mas o define como “a essência da terra” dizendo que “seus aromas e sabores são o resultado de tudo o que há de melhor proveniente solo”. Por causa dessa sua admiração, Junior está importando o produto diretamente da Itália para oferecer essa experiência  aos clientes do restaurante Durski. O tartufo fará parte de receitas exclusivas do chef para o final de outubro.

Devido ao seu inigualável aroma e sabor acentuado, as trufas combinam bem com massas, risotos e ovos e podem alcançar preços elevadíssimos (a safra deste ano está em torno de R$ 13mil o quilo). Como nasce debaixo da terra (entre 5 e 60 centímetros abaixo da superfície), sua extração é feita por cães farejadores. As trufas são tão valorizadas justamente pela dificuldade de encontrá-las.

Seu preço varia bastante em função da quantidade obtida e do peso de cada trufa: as maiores são normalmente destinadas ao grande leilão anual beneficente que se realiza no início de novembro na Itália. Em contrapartida, chefs de cozinha do mundo todo se agitam para criar um novo prato com a preciosidade sazonal.

Para conhecer mais o Restaurante Durski, clique  AQUI!

Print Friendly, PDF & Email
Orlando Baumel
Orlando Baumel
Chef de Cozinha, músico e sócio do site junto com a Carol. Casado, pai de 3 lindas garotas.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.

%d blogueiros gostam disto: