Mesmo com o foco na dieta, ninguém consegue resistir a algumas tentações como um sorvete num dia de verão! Porém, o sabor do sorvete e seus acompanhamentos – o que é em uma sorveteria é bem sugestivo, digamos assim – podem ser perigosos. 

Por isso, tudo é uma questão de parar para pensar. Por exemplo, uma bola média de sorvete de massa ou um pedaço médio de sorvete de corte podem ter entre 100 a 115 kcal! Mas o que precisamos priorizar na verdade é a quantidade de gordura ingerida por consumo, que nessa mesma quantidade de sorvete pode chegar a 4 gramas. 

No entanto, os sorvetes são considerados como fontes de alimento completas porque contém carboidrato, proteína e gordura – inclusive são indicados em casos de restrição alimentar ou para momentos de dificuldade de mastigação.
Além disso, os sorvetes feitos à base de leite apresentam até 135 mg cálcio, que é compatível com sua necessidade diária desse mineral.

Qual seria então a solução?

Quem está seguindo uma dieta mais restritiva levando a risca cada kcal dos alimentos que consome, o mais viável é optar por se refrescar com picolé de frutas ou tomar uma quantidade adequada de açaí. 

Vale lembrar que esse picolé não deve ser aqueles cremosos, como picolé gourmet ou picolé com bolachas, mas sim um sorvete de limão ou sorvete de abacaxi feitos com a própria fruta e água! 

O açaí também não deve ser aquele cheio de acompanhamentos gordurosas ou com outros ingredientes adicionados a sua composição – como xarope de guaraná, açúcares, conservantes, entre outros. É importante limitar seu consumo apenas as opções de açaí saudável, que normalmente tem cor mais escura e não tem misturas em sua composição. 

É proibido comer sorvete de massa, então?

Sabendo que normalmente os sorvetes de massa são feitos a base de leite, com exceção das opções de sorvete sem lactose, fica fácil de saber que essa opção de sorvete também pode ser uma fonte de cálcio e proteínas para o corpo. 

Portanto, não é preciso tê-los como vilões quando estamos em dieta, basta saber escolher e dar prioridade aos menos calóricos. Quer dicas? O sorvete de coco pode ser uma boa opção por ter apenas 68 kcal, assim como o sorvete de flocos que é bem gostoso e tem cerca de 72 kcal. 

Não está satisfeito? Um sorvete de chocolate sem casquinha de chocolate tem 109 kcal e um de brigadeiro, por exemplo, com casquinha e granulado pode ter até 150 kcal. Ou seja, nem é tão difícil perder essas calorias, né?! 

Mas, mesmo tendo essas alternativas que ajudam muito na hora de fazer dieta, não é algo que pode se tornar frequente e em grandes quantidades. Tenha cuidado e responsabilidade em consultar nutricionistas e mudar sua maneira de pensar para se adequar a novos hábitos mais saudáveis. 

Carolina Figueiredo

Sócia do Oba Gastronomia desde que veio aqui procurar informações sobre um restaurante da cidade e virou amiga do Orlando Baumel. Sou mãe, webdesigner e divagante, amo boa música, bons pratos e uma boa risada.

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Fechar Menu