Semana Mesa SP

Galettes de Batata
11 de novembro de 2011
Chef Profissional
13 de novembro de 2011
Mostrar todos

OBA por aí – Flashes de um grande evento.

O OBA Gastronomia esteve representado no maior evento gastronômico do Brasil.

Nossas colaboradoras Milena Caldeira e Sarah Abreu foram conferir o que foi a Semana Mesa SP.

Realizado pela revista Prazeres da Mesa no Centro Universitário SENAC – Santo Amaro em São Paulo,  a Semana Mesa São Paulo recebeu renomados chefes de cozinha italianos e os mais festejados chefes brasileiros em dois eventos simultâneos: Mesa Tendências, congresso com foco em especialistas e Mesa ao Vivo, com grandes chefes cozinhando ao vivo e promovendo degustações. O tema deste ano foi: “Itália-Brasil: a caminho de uma cozinha consciente”, abordando a gastronomia de seu ponto de vista sustentável, uma cozinha em harmonia com o bem estar do planeta.

Iniciou-se no dia 24/10 com um almoço preparado pela Chef Morena Leite para a imprensa e chefes convidados. Seguido do Jantar das Origens, evento beneficente, que reuniu 10 chefes italianos estrelados cozinhando em prol de instituições sociais, que receberão toda a renda do noite.

Carla Pernambuco no Mesas Tendências

Mesa Tendências

Entre os dias 25 e 27, o Mesa Tendências recebeu mais de 30 chefes, entre eles os brasileiros Alex Atala, Carla Pernambuco, Ana Luiza Trajano, Bella Masano, Rodrigo Oliveira e os italianos Aimo Moroni, andrea Berton, Dario Cecchini, Davide Oldani, Genaro Esposito. Apresentaram aulas primorosas, dando conta de suas trajetórias e mostrando ao público como executar cozinha de primeira linha aliada à sustentabilidade e à valorização dos produtos/produtores locais.

Rodrigo Oliveira - Restaurante Mocotó

Mesa Ao Vivo

Os amantes da gastronomia tiveram a oportunidade de aprender pratos nocos em aulas práticas com chefes renomados como Joca Pontes, Rogério Shimura, Ana Luiza Trajano, Mara Melo, entre outros. Houve também degustações de azeites, queijos, muitos vinhos, cervejas, geléias, pimentas, massas e produtos direcionados o food service. Uma grande variedade de cores sabores, aromas  e texturas em um clima absolutamente agradável e descontraído.

Os participante puderam vivenciar a produção da revista Prazeres da Mesa, Edição de dezembro 2011, em uma área de 10 mil metros quadrados, que incluiu também, degustação de pratos produzidos por bares, restaurantes e banqueteiros da cidade de São Paulo.

Degustação

O evento trouxe a público a parceria entre os institutos Senac e ALMA (La Scuola Internazionale di Cucina Italiana). Serão promovidos cursos de formação profissional em Gastronomia com possibilidade de intercâmbio e dupla certificação.

Também foi firmado convênio entre o SENAC e o George Brown Institute no Canadá.

Foi um evento grandioso, muito informativo e eficiente. Nós, do OBA Gastronomia, ficamos na torcida para que as discussões em torno das necessidades de uma cozinha sustentável se mantenham e que os produtores locais e seus produtos orgânicos de alta qualidade tenham o devido reconhecimento e que passem a ser mais numerosos aqueles que se dedica à prática de uma cozinha honesta e dedicada.

No ano que vem o tema será: “Descobrindo as Américas: Ingredientes e culturas”.

Sarah Abreu e Milena Caldeira – para o OBA Gastronomia

Orlando Baumel
Orlando Baumel
Chef de Cozinha, músico e sócio do site junto com a Carol. Casado, pai de 3 lindas garotas.

2 Comentários

  1. Raquel disse:

    Olá, gostaria do email ou fone da redação para sugerir uma pauta.

    Att,
    Raquel.

  2. Elisabeth Mélo disse:

    Qual é o e-mail da redação?
    Att., Béth Mélo

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.