Rotulagem nutricional de alimentos

Azeite sua vida
18 de junho de 2010
Fala, Fal!
21 de junho de 2010
Mostrar todos

A bula dos alimentos.

Nossa nutricionista, Maria Alice Maciel, nos traz informações importantes sobre rótulos de alimentos.

ROTULAGEM NUTRICIONAL DE ALIMENTOS

A informação nutricional na rotulagem de alimentos já existe há muito tempo, porém desde a RDC (Resolução da Diretoria Colegiada – da ANVISA – Agência Nacional de Vigilância Sanitária) n. 39 de 21 de março de 2001 é obrigatória a rotulagem dos alimentos mais detalhada, respeitando as categorias de alimentos e as devidas resoluções específicas. Mas afinal, o que é de declaração obrigatória e o que é de declaração optativa? Com a necessidade de aperfeiçoamento, atendendo aos direitos dos consumidores e a importância de definições mais claras, vieram as demais resoluções n. 359 e 360 em 2003.

Obrigatória é a inclusão do valor calórico ( em Kcal), carboidratos (gramas), proteínas (gramas), gorduras totais (gramas), gorduras saturadas (gramas), colesterol (miligramas), quantidade de fibra alimentar (gramas),e os minerais cálcio, ferro e sódio (todos em miligramas). Para fins de apresentação existem normas a serem seguidas, inclusive na ordem, tipo de tabela, incluindo % de Valores Diários de Referência VDR) que são determinados com base na Ingestão Diária Recomendada (IDR), veja item 4.1 do Anexo à RDC n. 40 de 2001.

É importante ressaltar que a obrigatoriedade é para alimentos acondicionados, ou seja, alimentos vendidos à granel ou pesados na frente do consumidor não estão obrigados à rotulagem nutricional (Eng. Agrônomo Ossir Gorenstein -Centro de Qualidade em Horticultura – CQH/CEAGESP).

Todas as informações necessárias, o passo-a-passo do processo como por exemplo, o cálculo, as porções, montagem, uso do programa estão no site da ANVISA: http://www.anvisa.gov.br/rotulo/

Mesmo com todas as instruções e obrigatoriedades parece que com freqüência sentimos falta de alguma informação, não acha? Eu, por exemplo, como trabalho com pacientes renais crônicos, acho que deveria ser obrigatória a inclusão da quantidade de potássio e fósforo.

Mande seu comentário, suas dúvidas, o que você acha sobre isso, vamos conversar sobre o assunto.

Até a próxima…

Maria Alice Maciel – Nutricionista

Print Friendly, PDF & Email
Orlando Baumel
Orlando Baumel
Chef de Cozinha, músico e sócio do site junto com a Carol. Casado, pai de 3 lindas garotas.

1 Comentário

  1. maria imilia disse:

    acho muito bem estrem a ajudar os outros loooool
    :p

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.

%d blogueiros gostam disto: