NA DEFESA E DIVULGAÇÃO DA CULTURA CERVEJEIRA DO BRASIL

Surgida em 2012, a Revista da Cerveja chegou para registrar e difundir a cultura cervejeira e suas múltiplas faces históricas, culturais, turísticas, profissionais e mercadológicas. Para isso, a revista se propõe a contar a história de centenas de cervejeiros em todo o país, dos mais anônimos e apaixonados cervejeiros caseiros aos bravos e sonhadores cervejeiros empreendedores, que ousam lutar contra as grandes dificuldades. Nesta cadeia cervejeira também estão envolvidos diversos personagens, de beer sommeliers a importadores, de fornecedores de matéria-prima a donos de bares, de consultores até os mais fieis apreciadores. São essas histórias que a revista veio contar.

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Com pouco tempo de existência, a revista já tem em suas páginas boa parte da nova cena cervejeira do país. Acompanhando suas edições, é possível perceber o avanço e amadurecimento de toda a cadeia produtiva da cerveja, com novos profissionais, espaços especializados e festivais, além de mudanças tributárias e movimentos de colaboração entre cervejeiros. Tudo registrado em matérias, reportagens e entrevistas. Nomes internacionais consagrados já passaram por suas páginas: Dominik Maldoner, Garrett Oliver, Greg Koch, Günther Tömmes, Jeppe Jarnit-Bjergsø, John Palmer, Julien Slabbinck e Oliver Wesseloh são alguns deles. Do mesmo modo, a história de expressivos cervejeiros nacionais já esteve em suas edições. Além disso, são 18 seções abordando os mais variados temas – de receitas de cervejas dedicadas aos homebrewers à recuperação da história de cervejarias do século XIX. E, para reforçar ainda mais o conteúdo, seis colunistas de primeira qualidade: Amanda Reitenbach, Daniel Martins, Herbert Schumacher, Ricardo Rosa, Ronaldo Rossi e Sady Homrich. Com eles, informações e análises preciosas para que o leitor se torne um bom entendedor de cerveja.

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A revista é produzida em Porto Alegre/RS/Brasil e tem âmbito nacional, em edições bimestrais, com tiragem de 12.000 exemplares e mais de 350 pontos de distribuição em 21 estados brasileiros. O comprometimento da revista com o movimento cervejeiro trouxe a conquista do 1º Prêmio Brasil Brau em Gestão de Negócios em Cerveja, em 2013, com o 1º lugar na categoria Comunicação da Cultura Cervejeira – motivo de orgulho e que serve para reafirmar o compromisso da revista com o movimento cervejeiro.

Agora é momento de valorização da cultura cervejeira brasileira, possível de sentir pelos diversos prêmios conquistados por cervejarias nacionais no país e no exterior e pela constante internacionalização desta cultura. Ao olhar o trajeto percorrido até agora, se faz cada vez mais verdadeira a afirmação do editorial da Revista da Cerveja nº 1: paixão é o fermento de todos aqueles que vivem e respiram este mundo cervejeiro. 

Fonte: Site da Revista da Cerveja

Meu agradecimento a Alina pelo exemplar da revista e pela bela camiseta.

Orlando Baumel

Chef de Cozinha, músico e sócio do site junto com a Carol. Casado, pai de 3 lindas garotas.

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