Desde 2010, a organização fundada pela chef Morena Leite leva formação de excelência para  pessoas em vulnerabilidade social em São Paulo, Rio de Janeiro e Bahia .

O Brasil é um dos países com os maiores índices de vulnerabilidade econômica e social do  mundo. Segundo dados da PNAD Contínua do IBGE, 25% das famílias que residem nas metrópoles vivem com renda de no máximo 25% do salário-mínimo, o que corresponde à R$ 330,00. Ao lado da vulnerabilidade está a fome, uma realidade presente para mais de 15 milhões  de brasileiros. 

Para minimizar essa realidade, o Instituto Capim Santo nasceu, em 2010, com o intuito de usar  a gastronomia como ferramenta de mobilidade e transformação social para pessoas em situação  de risco e vulnerabilidade, contribuindo para a geração de renda, o emprego digno e para a  superação dos grandes desafios que essa população enfrenta. 

Pelas mãos da renomada chef Morena Leite, que tem mais de 20 anos de experiência unindo técnicas internacionais com ingredientes brasileiros, a organização não governamental  democratiza a formação de excelência na área da gastronomia por meio do Cozinha do Amanhã.  O projeto forma alunos na área da gastronomia social e considera pilares como: acolhimento,  valorização da cultura local, valor nutricional dos alimentos, respeito à diversidade, combate ao  desperdício, o diálogo com pequenos produtores, entre outros, que estimulam a criatividade e  uma relação afetiva e social com a comida. 

Nesses 13 anos de história, o instituto já formou mais de 1.800 alunos nas cidades de São Paulo,  Rio de Janeiro (comunidade da Rocinha), Trancoso e Itacaré (BA). Após o curso, cerca de 80%  dos formados seguem na área da gastronomia, seja como funcionário ou empreendedor. 

“Esses estudantes aprendem muito mais do que como preparar pratos saborosos, nutritivos e  que valorizam a identidade local. As formações são espaço de troca de experiências, histórias e  conexões para o empoderamento e o crescimento pessoal e profissional dessas pessoas. Os  alunos saem mais conscientes das suas próprias habilidades, seja na gastronomia ou em outra  área. Os aprendizados são para a vida”, explica Luccio Oliveira, presidente do Instituto Capim  Santo.  

Original de Ilhéus (BA), onde se formou em Administração de Empresas pela Universidade  Estadual de Santa Cruz, Luccio fez MBA em Gestão de empresas e Gestão de Organização de 3  setor, pela FGV, e é formado em gastronomia, com especialização na Espanha. Já atuou em  diversos cargos em redes de restaurantes nos Estados Unidos. Na sua gestão frente ao Instituto,  tem a meta de levar o Cozinha do Amanhã para todas as regiões do país. 

Pensando em todo o ecossistema da alimentação, além das formações, o Instituto Capim Santo  também se dedica com o combate à fome. Atuante na pauta do desperdício, a organização  prepara refeições saborosas e de alto valor nutricional para pessoas em situação de  vulnerabilidade por meio do projeto Amor que Nutre, que já distribuiu mais de 400 mil marmitas  em Trancoso, Itacaré, Rio de Janeiro e São Paulo. Além das formações, que ensinam o uso  integral do alimento de forma criativa e saudável.

Sobre o Instituto Capim Santo 

Criada em 2010 pela chef Morena Leite, o Instituto Capim Santo é uma organização não governamental  que promove a democratização da gastronomia como ferramenta para gerar empoderamento e  mobilidade social para pessoas em situação de vulnerabilidade. Com unidades nas cidades de São Paulo,  Rio de Janeiro, Trancoso e Itacaré, com dois grandes projetos, Cozinha do Amanhã e Amor que Nutre, a  organização já formou mais de 1.800 alunos na área da gastronomia social e sustentável, que considera a  identidade brasileira na gastronomia, o valor nutricional dos alimentos, o combate ao desperdício, o  diálogo com pequenos produtores, entre outros pilares. Também atua em rede com ONGs parcerias para  mitigar a fome, onde já distribuiu mais de 400 mil marmitas. 

“A nossa fome é de contribuir para que todos os seres humanos tenham uma oportunidade para se  desenvolver como cidadãos inteiros e independentes” 

Para saber mais, acesse www.institutocapimsanto.org.br.

Orlando Baumel

Chef de Cozinha, músico e sócio do site junto com a Carol. Casado, pai de 3 lindas garotas.

Deixe uma resposta