Páscoa – Chef Ielda Amaral

Espessantes Alimentares
9 de Abril de 2011
Páscoa com Necas Gastronomia
11 de Abril de 2011
Mostrar todos

Uma grande sugestão para quem é do Rio de Janeiro.

O OBA indica, com toda a alegria, uma bela maneira de tornar sua Páscoa inesquecível.

Neste mundo virtual, de redes sociais tomando o lugar do real, temos de saber diferenciar as pessoas. Saber o valor de cada uma; o que pode acrescentar a nossa vida; o que posso compartilhar com quem eu acho que merece. É assim no Twitter…um pequeno universo que escolhemos para nós.

A  Ielda  me chamou a atenção, pela simpatia e pelo carinho que tem pela Gastronomia. Uma pessoa especial, colocando o coração no que faz e com uma linda história em sua vida de cozinha.

O OBA indica a Chef Ielda para vocês que moram no Rio de Janeiro. Tenho certeza que a Páscoa, com os pratos que ela prepara, será inesquecível.

Minha história

Meu interesse pela cozinha começou muito cedo, por volta dos meus seis anos de idade.

Lembro-me como se fosse hoje, quando eu aprontava alguma com minha mãe e ela me colocava de castigo e eu perguntava a ela, se eu poderia ficar na cozinha com minha avó Dna Dora, como uma boa mineira uma cozinheira de mão cheia, e assim e assim fui aprendendo a amar como ela a arte da culinária.

Meu pai também teve participação importante na minha vida com a gastronomia, ele sempre foi um precursor no ramo de restaurantes me incentivava a seguir seus passos.

Que saudades eu tenho de minha infância na fazenda onde passamos bons momentos, onde ele mandou fazer um fogãozinho a lenha pra mim, onde eu achava o Maximo preparar um arroz com feijão bem temperadinho com a supervisão da minha vozinha claro!! Lembro-me como se fosse hoje do prazer que sentia, aquilo realmente me deixava muito feliz.

Desde então  nunca mais fiquei longe das panelas.Lá em casa a cozinha era enorme e o lugar  que mais gostavamos de ficar,de estar com os amigos e inventar novas receitas.

Eu sempre me senti muito segura na cozinha ,obviamente tive muitos erros e acertos cozinhando. Sem perceber, eu fui me apaixonando e tendo os meus próprios segredos culinários, comecei também a arrancar suspiros e elogios da minha família,e dos meu amigos.

Colecionava revistas e livros de receitas assistir programas de culinária como o da saudosa Ofélia, adorava trocar figurinha com amigos que também foram seduzidos por essa arte maravilhosa.

Aí minha familia resolveu se mudar para o Rio de Janeiro cidade maravilhosa,meu pai como sempre no ramo de restaurante.

Montamos uma lanchonete num shopping da zona sul do RJ e eu comecei a trabalhar com ele aos 12 anos de idade.N ão sei eu trabalhava ou atrapalhava ,mas eu ia para lá com o maior prazer e este prazer foi se tornando maior ainda a medida que o tempo passava.

Quando acabei o ensino médio eu queria fazer alguma faculdade que tinha a ver com a culinária e aqui no Brasil ainda não existia nada nesta area.

Então resolvi fazer Propaganda e Marketing e me formei ,gostei muito mas não era o que eu gostava mesmo.

Então fui fazendo cursos de culinária,participando de festivais gastronomicos pelo Brasil a fora e o meu amor pela gastronomia foi crescendo.

Então surgiu um novo curso universitário o de  Gastronomia e culinária ,finalmente eu me encontrei …amei o curso e me entreguei de corpo e alma a esse amor pela gastronomia. Saí de lá decidida a fazer alguma coisa, correr atrás do meu sonho. Sempre acreditei que, quando temos um sonho e não tentamos realizá-lo, ele apodrece dentro da gente. Acredito que isso nos torna pessoas infelizes, insatisfeitas… e incapazes de amar. Resolvi arriscar, estava na hora de correr atrás e realizar aquele que era o meu grande sonho.

Amo trabalhar com eventos ,pois acho que é um desafio a cada cliente,conhecemos muitas pessoas ,aprendendemos a lidar com imprevistos ,e a lidar com as dificuldades.

Continuei participando dos festivais Gastronomicos pelo Brasil afora , fazendo amizades e aprendendo muiiiiiiiiiiiito com chefs do Brasil e do exterior.

Trabalhei com diversos eventos como Festival de Cinema do RJ onde coordenei o buffet da tenda de Copacana e no Tim festival onde coordenei a sala VIP,entre outros.

Hoje trabalho como Personal chef, dou consultorias em restaurantes e residencias,dou aulas particulares ou em grupos e ainda dei alguns cursos na Faculdade Estacio de Sá .

Então, fica a dica. Grande Chef e grandes pratos. Para quem é do Rio de Janeiro, imperdível!

Orlando Baumel
Orlando Baumel
Chef de Cozinha, músico e sócio do site junto com a Carol. Casado, pai de 3 lindas garotas.

2 Comentários

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *