Os Deuses e o Azeite

Ossobuco
28 de março de 2010
Viande des Grisons
29 de março de 2010
Mostrar todos

O Azeite na Mitologia.

atena

Hoje mais um artigo de Laura Reinas sobre Azeites.

Como todo bem influente na cultura tem seu Deus e sua sabedoria de referência, o azeite também tem sua protetora.

O Deus do azeite  não é Baco, Deus do vinho e dos excessos, e sim uma Deusa. Atena ou Minerva, Deusa da sabedoria, artes e guerra, que disputou contra Poseidon o título da cidade de Cécropés, na Grécia.

Cada Deus tinha que oferecer um presente à cidade e quem iria julgar era Zeus, Deus de todos os Deuses. O melhor presente faria o vencedor ter a cidade em seu nome.

Poseidon, com um golpe de seu tridente apresentou uma fonte majestosa, com cavalos que representariam força e em suas quedas d’água, água salgada do seu reino, os oceanos.

Atena apresentou uma oliveira, com seus frutos que alimentariam. O óleo de seu fruto seria combustível e curaria doenças. Sua árvore daria flores e sombra e sua madeira adornaria altares.

Então, Zeus teria que escolher o melhor presente para a cidade e escolheu Atena como a vencedora, ganhando o direito de ter a cidade com seu nome, atual Atenas.

Dizem que a primeira oliveira ainda está plantada perto do templo de Atena na cidade de Atenas, tornando o símbolo do país por usa força e vida e por ter gerado frutos e óleos que ajudam até hoje na economia do país.

Laura Reinas

Print Friendly, PDF & Email
Orlando Baumel
Orlando Baumel
Chef de Cozinha, músico e sócio do site junto com a Carol. Casado, pai de 3 lindas garotas.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.

%d blogueiros gostam disto: