Os destinos mais gastronômicos do momento

Novidades no mercado da Gastronomia – Super Rio ExpoFood
12 de Março de 2015
Berinjela à Parmigiana
13 de Março de 2015
Mostrar todos

Hoje temos mais uma colaboração da Mirella Borelli falando dos destinos mais queridos pelos amantes de gastronomia no momento.

Duas coisas que atraem qualquer público, dentro e fora do país, são viagens e gastronomia. Fazer um passeio em lugares novos, e experimentar a culinária da região, é uma aventura completa, que toda pessoa devia experimentar na vida.
Serão listados neste post cinco destinos no Brasil, e cinco lugares recomendadíssimo pelo mundo, quando o assunto se trata de viagem e gastronomia.

DESTINOS BRASIL

Rio Grande do Sul
Além de ser um povo muito educado, é também muito hospitaleiro, e a forma de receber visitas está em estender uma longa toalha sobre a mesa, e sobre ela colocar suas típicas delícias. Além de ser conhecido como o Estado do melhor churrasco já provado: o famoso Churrasco Gaúcho. Há também diversidade de doces, geleias e pães que são próprios da região, como o Café Colonial da Serra Gaúcha. Além dos famosíssimos Chocolates produzidos em Gramado e Canela.

Minas Gerais
Pra quem gosta de verde, de fazendas, de se sentir como se estivesse na casa da vó. Minas Gerais também é um bom lugar. Ambiente roceiro e comidas fortes em história, cultura e sabor. O Frango com Quiabo pode parecer bastante comum, mais o preparado em Minas tem um sabor completamente único, refogado na banha do porco, teve sua influência na cultura indígena. Bambá de Couve é outro prato delicioso, ótimo para os dias frios, o bambá de couve é feito com caldo de carne misturado com farinha de fubá, couve, linguiça e ovos. O Feijão Tropeiro Mineiro, é outra delícia da região, antes a comida principal dos trabalhadores que transportavam mercadorias em lombos de burros, hoje comida típica da cultura mineira.

Pará
Com a influência indígena e africana forte em sua culinária, também oferece surpresas saborosas ao paladar. Para os fãs de camarão, o Tacacá é o prato perfeito,uma mistura de tucupi, goma de tapioca cozida, jambu e camarão seco, vendido pelastacacazeiras, como são conhecidas as mulheres que fabricam está delícia, servido dentro de cuias, no fim da tarde no centro das cidades de Belém. O Caruru é outra opção, que coincidentemente, também leva camarão, e contém quiabo, tempero verde, farinha seca bem fina e azeite de dendê. É uma mistura que dá a ideia de um pirão, porem com azeite de dendê e camarão secos inteiros, é de dar agua na boca. De doce há o Mousse de Cupuaçu, a mistura de leite condensado, creme de leite, e na mesma medida o creme de cupuaçu, é um doce delicioso, usado até mesmo como cobertura para bolos.

Bahia
foto 3 (1)Com muito azeite de dendê e pimenta, tem influência direta da África e Portugal.Moqueca é um prato daqueles, preparado com peixes ou crustáceos, como lagosta, lula, ostra, mariscos e camarão, tem como ingredientes base, leite de coco, azeite de dendê e temperado com coentro. É servido acompanhado de Vatapá e Caruru, o primeiro é um tipo de purê feito com camarão seco, castanha, pão, leite de coco, amendoim, e outros temperos. Já o caruru, é feito com quiabo, camarão e azeite de dendê. Agora o prato que você não pode deixar de comer, ao visitar a Bahia, é o famoso Acarajé bolinho feito da massa de feijão fradinho, frito no azeite de dendê, recheado com vatapá e camarão, deve ser comido na hora quente e crocante.

Espirito Santo
Tem como base da sua culinária os pescados e frutos do mar, uma grande influência indígena, africana e portuguesa. Vamos começar com os doces agora, Banana-da-terra com açúcar e canela, bolo de mandioca, bolo de fubá, biju de tapioca e doces em compota, são os famosinhos do Espirito Santo. Os pratos salgados, a Torta Capixaba, são frutos do mar fritos, siri desfiado, camarão, ostra e sururu, fora o bacalhau e o palmito, que é feito em panela de barro, e tem como cultura ser oferecida na Sexta- feira Santa.

DESTINOS INTERNACIONAIS

Lima, Peru
Tem como sugestão de prato, Ceviche é o molho preparado a base de sal, pimenta do reino, gengibre, alho, com um tipo de batata doce típica do Peru, milho, alface e cebola roxa. Quase uma vinagrete, Peruana, com aparência e fama de ser super apetitoso, foi o prato que promoveu o país em 2012 como o Melhor Destino de Gastronomia do Mundo. Além dele, também há Os Choritos a La Chalaça, que são mexilhões servidos como petiscos em dias de verão.

Pequim, China
A culinária é formada por ingredientes muito exóticos, como carne de cachorro, barbatana de tubarão, cobras e escorpiões. Mais para todo turista curioso, vale a pena se arriscar. Afinal viajar tão para tão longe, derruba todo preconceito. Temos os bolinhos Jiaozi, seguem o modelo dos famosos bolinhos primavera, cozidos no vapor, recheado com legumes e carne. Agora os mais incomuns são: gafanhotos crocrantes, cavalo marinho no espeto,mais também a pratos saborosos como Bolinhos de pato com molho picante, eDim Sum de carne de porco.

Nova Deli, Índia
É necessário folego para encarar alguns pratos, são bem exóticos. Mais para começar, o Chaat que é a mistura de puri, macarrão cabelo de anjo frito, arroz, batata, pasta de pimenta vermelha, cebola picada, coentro e molho de tamarindo, é uma boa opção. Além dos VodkaGol Gappa que são pastéis crocantes recheados com uma dose de vodka picante. Outros pratos são o Cordeiro assado no forno e o Peixe tikka.

petit

Petit Gateau

Paris, França
Tem como fama, a cozinha repleta de queijos, pães, vinhos e doces. Um dos pratos que os brasileiros, conhecem bem, é o delicioso Petit Gateau, que seria um bolo de chocolate mal passado, quente, combinado com sorvete ao gosto do freguês. Além deste docinho, que já caiu no favor do povo brasileiro há também o Quiche Lorraine, que é preparado com ovos e bacon, tem um aspecto de torta salgada, e também é delicioso.

Roma, Itália
Pizza é o que não falta no Brasil, mais nenhuma se compara com as italianas, mais além da macarronada, e da pizza, a Itália tem outros aperitivos que também convencem qualquer paladar. O Carpaccio, foi criado em Veneza, e diz a história que surgiu a pedido de um cliente, que só podia comer carne crua de acordo com o seu médico, mais não deixa de ser saboroso. Outro prato é a Alcachofras à Moda Romana, o ingrediente é refogado num caldo suave, com alho e salsa, e dá um sabor macio como de manteiga, é um luxo de prato.

Com certeza, falar de tantos pratos deliciosos, e ver estas imagens tão convidativas, deve ter dado muita vontade de experimentar estes, e outros pratos que a viajar pode proporcionar. Mais antes disto, tenha a cautela de ser proteger por meio da contratação de um seguro, porque qualquer contra tempo da viagem, pode causar uma grande indigestão. Se você deseja ter a segurança de que suas bagagens vão chegar, e que serão prontamente rastreadas se necessário. Se quiser um plano de saúde, e atendimento em português em qualquer lugar do mundo, além da garantia de regresso, conte com o Seguro Viagem. É uma forma de viajar bem, sem ter com o que se preocupar.

[puregallery]

Carolina Figueiredo
Carolina Figueiredo
Sócia do Oba Gastronomia desde que veio aqui procurar informações sobre um restaurante da cidade e virou amiga do Orlando Baumel. Sou mãe, webdesigner e divagante, amo boa música, bons pratos e uma boa risada.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *