Para fazer em casa: Petit gateau sem glúten e sem lactose
A clássica sobremesa francesa é opção de sobremesa para os dias frios e agora, o petit gateau pode ser saboreado por aqueles que fazem dieta livre de lactose e glúten e por quem busca praticidade e sabor na alimentação.
A mistura para Petit Gateau, da SupraSoy, tem como ingredientes principais a proteína isolada de soja, produzida através de tecnologia que evita o sabor residual amargo comum em outros alimentos produzidos com soja, e farinha de arroz, em substituição à farinha de trigo, o que garante a isenção de glúten. Dispensa batedeira.
SERVIÇO: Preço/ média: R$9,90 | SAC Josapar: (53) 3284-1000
Vitalin lança linha de Aveias sem glúten com 30% de frutas desidratadas
Os produtos são livres de glúten e lactose, garantindo um alimento ainda mais funcional, saudável e saboroso.
Afinal, aveia tem glúten?
Não. Ao contrário de outros grãos como o trigo, centeio e a cevada, a aveia é um cereal naturalmente livre de glúten. Mas é importante ficar atento! Dependendo da forma de plantio, cultivo e processamento, a aveia pode sofrer contaminação cruzada, sendo impedida de ser comercializada como “sem glúten”. Para garantir um produto 100% livre de glúten, as aveias Vitalin são produzidas em fazendas certificadas onde o plantio, colheita, transporte e moagem são rigidamente controlados, excluindo a possibilidade de contaminação.
O que é contaminação cruzada?
A contaminação cruzada acontece quando a aveia é cultivada no mesmo terreno que outros cereais que contém glúten como o trigo, centeio e cevada, em um processo chamado de rotação. Apesar de ser uma das melhores formas de manter a terra fértil, este processo pode deixar para trás algumas sementes de cereais que acabam contaminando a plantação de aveia.
Unindo os benefícios da aveia ao sabor e nutrientes das frutas, a Vitalin – empresa catarinense que atua há 15 anos no mercado dos alimentos saudáveis – lançou uma linha inédita de Aveia em Flocos com Frutas Desidratadas. Os produtos são 100% livres de glúten e lactose, garantindo um alimento ainda mais funcional, saudável e saboroso.
Nas versões com Chia, Banana e Mel, Amaranto com Frutas Cítricas e Quinoa com Frutas Vermelhas, cada pacote de Aveia Vitalin contém 30% de frutas desidratadas e todas as propriedades nutritivas encontradas nas frutas e nos grãos.
“A chia, por exemplo, é excelente fonte de fibras que melhoram o funcionamento do intestino e de ômega 3, uma gordura do bem que ajuda a diminuir as placas de gordura nas artérias, diminuindo os níveis de colesterol LDL e beneficiando a saúde cardiovascular. Já a quinoa é um alimento rico em proteínas que têm papel fundamental na formação dos músculos e cálcio que auxilia na prevenção da osteoporose. Já o amaranto, por ser rico em fibras solúveis, aumentam a sensação de saciedade, ajudando a emagrecer, além de auxiliar a diminuir a absorção do colesterol”, explica Flávia Passos, engenheira de alimentos da Vitalin.
Com embalagem superprática e zíper abre e fecha, a aveia pode ser consumida a qualquer hora do dia, podendo ser polvilhada por cima das frutas, iogurtes, sucos, vitaminas, saladas ou adicionadas em diversas receitas. Além das opções com frutas, a linha também conta com a versão tradicional da aveia.
Entre os diversos tipos de cereais disponíveis no mercado, a aveia é considerada a mais rica em fibras e uma das maiores aliadas da boa alimentação e da vida saudável. Fonte de minerais e vitaminas o cereal melhora o funcionamento intestinal, facilita a digestão e o controle da pressão arterial, diminui o colesterol ruim e controla a quantidade de açúcar no sangue.
SERVIÇO: www.vitalin.com.br
post oportuno chef.
estou às voltas com essas coisas de gluten, aprendi um bocado…
beijo
Olá, Beth
Fique sempre de olho no OBA. Colocaremos uma coluna fixa falando sobre glúten e lactose.
Um beijo e obrigado pela participação.