Música e Comida

A comida do Peixe na Telha
14 de novembro de 2009
Creme de Couve – Flor
16 de novembro de 2009
Mostrar todos

Sobre Arte e Gastronomia

Orlando Botafogo

Hoje, no Oba, um Barreado com música…

Todo mundo me pergunta se cozinha é arte…sempre respondo que não, que continuo com a mesma opinião do Ferran Adrià: “Arte é arte, comida é comida!”

Mas, às vezes me sinto em uma encruzilhada, daquelas de parar e refazer conceitos.

Sábado de festa anual no Clube Botafogo, aqui em Curitiba (nome propício). Uma reunião de músicos com um belo almoço, um Barreado (o prato mais típico do Paraná).

Aí, começo a fazer as comparações inevitáveis. Música é harmonia, ritmo e um envolvimento sublime entre quem está tocando e quem está ouvindo. Para quem está ouvindo, basta imaginar qualquer coisa que determinada música faça lembrar. Para quem está tocando, basta pensar em quem está ouvindo.

Sou jazzista (como todo brasileiro), adoro improvisar…fechar os olhos e deixar que os dedos comandem meu coração, sempre ligado em quem está me acompanhando. Uma simbiose fantástica e emocionante quando acontece.

Quando conseguimos trazer as pessoas para este mesmo momento. o ambiente torna-se mágico, inesquecível e único. Uma só música unindo todos os pensamentos. O mesmo sorriso (ou, às vezes as mesmas lágrimas) unindo pessoas tão distintas por algo tão volátil  e passageiro. São rápidos estes momentos…

E aí penso…e deixo vocês pensarem: comida não é a mesma coisa? Um prato que nunca mais esqueceremos em um momento especial; um prato que surgiu de um improviso; todo o timing de uma cozinha frenética; todo o carinho na finalização e toda a alegria em ter conseguido alcançar um objetivo tão abstrato (o simples ato de alegrar alguém).

barreadobota

Arte e comida sempre estarão lado a lado…paralelos muito próximos, quase se tocando, quase se cruzando…

Quando se juntam, como no sábado, o mundo torna-se bem mais lindo para quem faz parte deste momento! E continuo no dilema sobre arte e comida…mas, que belo dilema.

E o Barreado estava ótimo…para a receita, clique AQUI.

Orlando Baumel
Orlando Baumel
Chef de Cozinha, músico e sócio do site junto com a Carol. Casado, pai de 3 lindas garotas.

2 Comentários

  1. cristiano de O, bantim disse:

    Olá orlando, o assunto é saboroso porque trata de dois alimentos;
    corpo e alma, nenhum alimento traduz tantos sabores á alma como a musica,e qunndo vem acompanhada de um prato bem elaborado corpo e alma
    bailam ouvindo e integrando-se aos sabors da vida.

    Genial! parabens abraços

  2. Carol disse:

    Falar de arte e comida são dois assuntos que gosto muito.
    Você consegue reunir ambas em algo de uma delicadeza e sensibilidade únicas!
    Interessante reflexão, mas acredito que para conseguirmos pensar melhor sobre a questão da separação de arte e comida, teríamos que discutir também a definição de arte para cada um.
    Para mim, arte é aquilo que alguém faz e que de certa maneira me toca, me modifica, me atinge. Uma boa música, um belo quadro, aquele espetáculo de dança… coisas que tocam na alma da gente de maneira única e especial.
    Adoro comer, gosto de cozinhar e acredito que, de certa maneira, a comida também consegue esse efeito…
    Excelente post!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.