Você gosta de cozinhar? Tipo daquelas pessoas que vive pesquisando novas receitas na Internet pra dividir com os amigos ou com a família? Legal! E você usa óculos? Ah, é complicado, né?

Cozinhar pode ser um hobby bacana e muito saudável, mas sabemos que há alguns dissabores (desculpe o trocadilho). Cebola que te faz chorar, fumaça do forno, vapor das panelas… seus óculos logo ficam embaçados. 

Imagine a cena: sua mãe finalmente, depois de décadas negando, lhe deu aquela receita secreta daquela torta maravilhosa. Você pôs a mão na massa (desculpe, outro trocadilho) e depois de ter seguido todos os passos ainda precisa passar no teste final: passar o caramelo. Portanto, você deve verificar se o açúcar está cristalizando bem nas maçãs. Mas no momento em que você abre a porta do forno, forma-se aquela névoa em seus óculos e você não consegue ver nada. O risco de perder o ponto da cobertura de caramelo é muito grande.

Ao cozinhar, é muito fácil ficar preso na fumaça dos pratos que prepara, seja abrindo o forno ou levantando a tampa da panela. Mas como você já deve saber, há substitutos eficazes para seus óculos: usar lentes de contato resolverá todos os seus problemas!

Com as lentes de contato Acuvue você não precisa mais se preocupar! As suas lentes permitem-lhe ver claramente em todas as circunstâncias, sem correr o risco de esbarrar nas coisas ou de se queimar ao apanhar indevidamente um prato muito quente.

E as cebolas, então? Se você não chora ao picar cebolas, é porque você é um super-herói… ou porque usa lentes de contato! Mesmo que esse passo tão comum na culinária cotidiana tenha se tornado uma frase engraçada (“não, não estou chorando, estou cortando cebolas”), ainda assim é doloroso.

Se seus olhos doem ao cortar a cebola e, apesar de tudo, você começa a chorar, é por causa de uma reação biológica que ocorre entre as camadas da cebola. Na verdade, existe um composto químico que é liberado assim que a planta é cortada. Seu teor de enxofre o torna um gás agressivo para a córnea dos olhos… e para o rímel!

As lentes de contato são projetadas para serem colocadas nesta parte dos olhos, protegendo-os de maneira conveniente e eficaz do ácido de cebola que pode irritar seus olhos. 

Um dos maiores pontos fortes das lentes de contato é que elas garantem uma visão periférica desimpedida (isso também é o que as torna ideais para a prática de esportes). A última coisa que você precisa é uma visão limitada ao embarcar em um novo desafio culinário, certo? Então, desfrute de total liberdade de movimentos quando estiver batendo claras de ovo, mexendo o chocolate derretido e pesando a farinha ao mesmo tempo. Faça tudo isto sem se sujar!

E se você precisar verificar a receita daquele livro de receitas antigo, sim, aquele impresso em todas as letras miúdas, você não precisa ficar com os olhos arregalados ou procurar seus óculos enquanto o molho está quente. 

Carolina Figueiredo

Sócia do Oba Gastronomia desde que veio aqui procurar informações sobre um restaurante da cidade e virou amiga do Orlando Baumel. Sou mãe, webdesigner e divagante, amo boa música, bons pratos e uma boa risada.

Deixe uma resposta