Johnnie Walker

Buffalo Wings
28 de março de 2012
Mousse de Tomate Seco
30 de março de 2012
Mostrar todos

Família (quase) completa!

Ter em casa todos, ou quase todos os tipos de um dos uísques mais famosos do mundo é uma honra.

A JOHNNIE WALKER tem uma história de determinação que se estende por três gerações de uma família. Cada geração compartilhou da mesma paixão pela fabricação e destilação do uísque. Johnnie era filho do fazendeiro, Alexander Walker, que morreu em 1819, e o rapaz, então com 14 anos, considerado muito novo para continuar tocando a fazenda da família.

Com a venda da fazenda, que rendeu exatamente £537.15, John abriu uma pequena mercearia em 1820 na cidade de Kilmarnock, localizada no oeste da Escócia, investindo £417 no novo negócio. O pequeno estabelecimento comercializava chás, vinhos, bebidas e comidas secas, começando a desenvolver uma clientela de alta reputação.

Enquanto isso, o mercado de uísque estava mudando no mundo inteiro. As destilarias, muitas delas ilícitas, começaram a se profissionalizar e ele enxergou uma grande oportunidade de ingressar nesse ramo de atividade, começando a destilar seu próprio uísque em 1825, como uma maneira de oferecer a seus clientes um produto único e consistente. 

Assim começa a história de um dos uísques mais conhecidos no mundo. Utilizando toda sua habilidade, iniciou a produção, vendendo o produto para seus clientes, que logo começaram a exigir um nome para o uísque. Foi neste momento que o uísque ganhou o nome de JOHNNIE WALKER. Em 1857, o filho de John, Alexander, assumiu os negócios da família com a morte de seu pai, e continuou desenvolvendo a empresa. Pouco depois, em 1860, foi criada a tradicional garrafa quadrada da marca. 

Em 1865 surgiu o percussor do atual Black Label chamado Walker Old Highland Whisky, mediante a combinação de aproximadamente 40 dos melhores maltes e uísques de grãos escoceses, envelhecidos por, no mínimo, 12 anos. Pouco depois, em 1867, foi criado o tradicional rótulo inclinado, colocado na garrafa a um ângulo de precisamente 24º, muito parecido com o atual utilizado pelo uísque Black Label. 

Em 1876, ele conseguiu registrar como marca, o modelo da tradicional garrafa quadrada, e as cores preto e ouro das escritas de seu rótulo.

O resto da história dá para imaginar. De lá para cá, a marca Johnnie Walker passou a ser sinônimo de uísque de rara qualidade. Garrafas com rótulos coloridos tornaram-se ícones de admiradores de bons uísques. Desde o vermelho (8 anos), passando pelo preto (12 anos), verde (15 anos), ouro (18 anos), até chegar ao Top de Linha, Blue Label (21 anos), a Johnnie Walker dá um banho de qualidade.

O famoso ícone da marca JOHNNIE WALKER, chamado de Striding Man, ou andarilho, foi criado em 1908, na mesa de um restaurante. George e Alexander II, netos de John Walker, saíram para almoçar com um cartunista chamado Tom Browne, pedindo a ele que criasse um símbolo para representar a marca.

No verso do cardápio do restaurante, o cartunista esboçou o Striding Man, que acabou sendo utilizado em anúncios natalinos já naquele mesmo ano. A tradicional figura, com chapéu de pele de castor, túnica vermelha, calça branca botas de montaria, e monóculo inquisitor, representava com elegância o progresso, pioneirismo e a saga da família Walker. 

Fonte: http://mundodasmarcas.blogspot.com.br

Quando disse que estava com a família “quase” completa, o que falta para completar a coleção é o Swing, um uísque envelhecido 15 anos e com uma garrafa que foge das usuais da Johnnie Walker, além de outras edições comemorativas.

Johnnie Walker é um uísque espetacular em qualquer idade. Conheço muita gente que prefere o Red Label aos outros mais envelhecidos. Mas, com um trio destes acima, vale a pena usar “gelo do Himalaia”, como diz minha querida amiga mineira Maristela Rocha.

O Blue Label ainda está no plástico, só te esperando Maristela. O gelo, você traz.

Print Friendly, PDF & Email
Orlando Baumel
Orlando Baumel
Chef de Cozinha, músico e sócio do site junto com a Carol. Casado, pai de 3 lindas garotas.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.

%d blogueiros gostam disto: