Irish Coffee

Marianna Leporace & Rômulo Gomes
2 de setembro de 2009
Physalis carameladas
3 de setembro de 2009
Mostrar todos

Irish Coffee!

dsc03559

O Oba traz hoje um cafézinho turbinado: Irish Coffee!  

Irish coffee (ou café irlandês) é uma bebida a base de café, uísque irlandês, açúcar e chantilly.

O drinque foi inventado no porto de Foynes por seu chef Joseph Sheridan na década de 1940 (Foynes foi o precursor do aeroporto de Shannon no oeste da Irlanda). A bebida servia para aquecer os passageiros dos flying boats que chegavam da América do Norte pelo Atlântico.

Segundo a lenda, sua criação se deu em um dia no qual um vôo partindo de Foynes teve que voltar devido às péssimas condições climáticas, e o restaurante foi avisado para ter comidas e bebidas prontas para o retorno. Sheridan tinha café pronto e resolveu adicionar algo para estimular os passageiros – uma quantidade pequena de uísque. Um passageiro estadunidense perguntou “Isto é café brasileiro?” ao qual Joe respondeu, “Não, é café irlandês!”

Desde então, diferentes versões da bebida surgiram, como o kentucky coffee que substitui o uísque irlandês por uísque bourbon. Outra variação comum consiste em adicionar Baileys ao invés do uísque.

O café deve ser preparado normalmente, de preferência usando-se uma prensa francesa (french press ou cafetière);

O uísque e o açúcar são adicionados e misturados com o café. O açúcar ajuda a evitar que o creme se misture às bases, quando utilizado no lugar do chantilly;

Um pouco de chantilly é colocado por cima — usa-se a parte posterior de uma colher para evitar a mistura quando substituído por creme com consistência mais líqüida.

O chantilly (ou o creme) deve permanecer como uma fase distinta do corpo da bebida, com uma aparência semelhante ao de uma cerveja Guinness.

(Fonte: Wikipedia)

dsc03558

INGREDIENTES

1 xícara (chá) de café bem forte e sem açucar

40 ml de whisky irlandes

1 colher (chá) de açucar mascavo

Chantilly para cobrir (usei em sifão ISI)

Café moído e pau-de-canela para decoração

PREPARO

Aqueça uma caneca própria para Irish Coffee em água quente. Misture nela o café, o whisky e o açucar. Cubra com o chantilly. Decore com o café moído e o pau-de-canela. Sirva bem quente.

Fica a sugestão bacana do Oba!

Orlando Baumel
Orlando Baumel
Chef de Cozinha, músico e sócio do site junto com a Carol. Casado, pai de 3 lindas garotas.

5 Comentários

  1. Marly disse:

    Aaafe, Orlando,
    Tua cozinha tá ativa demais homi, e dela só saem coisas boas!Eu, que só posso entrar na Net quando dá, tive de ler agora três post. Aquela sopa de feijão branco parece ser uma “diliça”.
    O blog da Cherry… dispensa comentários e esse café irlandês me lembrou uma época em que eu me metia a fazê-lo (com Baileys)!

  2. Rosana disse:

    Hummmm….um desses aí com pimenta…aaaaai…tdo de bom…o visual é show…Parabéns!!!

  3. M. Alice disse:

    Ahhhh, é esse aí que eu estou querendo, mas como não gosto de café, eu quero com chocolate, ja experimentei, há tempos atrás, é muito bom.

  4. A primeira vez que experimentei o Irish Coffe foi numa livraria aqui do Rio. Fiquei apaixonado pela bebida. Sempre quis fazer em casa, e acho que agora eu consigo. Talvez não fique tão bonito quanto o seu neh hehehe….mas já vale alguma coisa.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *