Como se faz um grande restaurante.
O que é um Restaurante Gastronômico.
Um grande restaurante não nasce do acaso. É fruto de muito trabalho, dedicação, capricho e amor ao que se propõe. Nunca irá agradar todo mundo, mesmo porque, a compreensão de um prato, da técnica empregada, da forma correta de preparo, é um constante aprendizado para quem se pretende Gourmand.
Tentar exigir das pessoas que o que importa é a qualidade, não a quantidade de opções em um cardápio, é até perda de tempo.
Para tentar explicar esta questão, vou recorrer ao melhor Chef do mundo, Ferran Adriá, e ao meu restaurante preferido: o Guega Ristorante. Qualquer tipo de semelhança, não é mera coincidência.
Que és un restaurante gastronómico?
“Na minha opinião, pode-se dar o nome de restaurante gastronômico ao estabelecimento em que a cozinha eleva ao máximo nível o prazer de comer, aquilo em que a felicidade do cliente é a primeira divisa do cozinheiro.
Um restaurante gastronômico é o que oferece uma cozinha diferente e pessoal, e deixo claro que isto é opinião, como tudo.
Para mim, parece que na hora de comer, para muitas pessoas, a felicidade de cada um não depende da criatividade do cozinheiro, mas o cozinheiro deve exercer esta liberdade para atingir este objetivo…”
E o Guega é exatamente assim…o lugar onde aprendi tanto. Na época era Boulevard, só francês. Hoje, para mim, o melhor italiano de Curitiba. Sei o carinho que o Chef Celso Freire tem com sua comida, com tudo o que oferece.
Lá, me sinto em casa. Uma equipe fantástica de funcionários faz de tudo para me sentir assim. Uma equipe que sempre está com o sorriso aberto; uma equipe que não tem preço!
Seguindo com Ferran Adriá:
“Reunir todas estas condições não é nada fácil. Por isto é previsível que os restaurantes gastronômicos estão ficando cada vez mais raros.
Em todos os casos, sempre é positivo tentar a aproximação deste ideal, cuidando do profissionalismo, a qualidade da cozinha e do serviço.
Quando se pode produzir a magia que um cozinheiro criativo aspira, a perfeição estará a um só passo.”
Ferran Adriá em Secretos de El Bulli
O Guega está bem perto disto.
Hoje foi dia de Crudo de Carne de antipasto e Spaghettini com Coxas de Rã como prato principal. Imperdível!
Conhecer e compreender a Gastronomia quase como uma ciência, não esquecendo toda a parte de emoção que um prato pode transmitir – esta é a arte que a culinária produz.
Parabéns e muito obrigado a todo o pessoal do Guega Ristorante. Para todos que fazem alguns domingos meus inesquecíveis.
Orlando, passou exatamente a essência do restaurante, deixou o leitor com vontade de conhecer. A última foto é linda demais!! Beijos
Orlandinho!
Excelente post, com lindas fotos e Hum…aquele Spaghettini devia estar maravilhoso.
Parabéns!
Adorei a matéria!! Precisamos de restaurantes assim em nossa cidade, completo e familiar. Com certeza uma ótima opçao para o próximo fim de semana heim?. Parabéns a todos.
Sou aluna do curso de gastronomia da univali em sc, e estarei fazendo meu estágio no Guega. Estou muito ansiosa. Parabéns pelo post. Esses dois chefs são demais.
Orlando.
Parabéns pelo belo site, obrigado pelos elogios ao Guega Ristorant,
Att:
Luciano
( Cozinheiro do Guega)