Grande Hotel Campos de Jordão

Fritada de Batatas, Cebolas e Alecrim
22 de Abril de 2010
Sardinhas na Brasa
24 de Abril de 2010
Mostrar todos

Grande Hotel participa do Festival do Pinhão.

Araucária, restaurante do Grande Hotel Campos do Jordão – Hotel-escola Senac, mesmo nome da árvore que dá origem ao pinhão, oferece prato com peixe aos participantes do festival.

Capital do inverno paulista, Campos do Jordão oferece atrações que justificam visitar a cidade durante o ano inteiro. Uma delas é a Temporada Gastronômica do Pinhão, na qual 26 restaurantes do Grupo Cozinha da Montanha elaboram pratos diferenciados com o ingrediente, de 25 de abril a 16 de maio.

O Araucária, restaurante do Grande Hotel Campos do Jordão – Hotel-escola Senac, e referência em alta gastronomia local, participa da comemoração com o prato Posta de Robalo com Crosta de Pinhão, Legumes Nobres e Molho Cremoso ao Açafrão.

Preparado pelo chefe Alexandre Righetti, responsável pela cozinha do hotel, a receita é leve e balanceada ao utilizar legumes, peixe e um creme com o marcante açafrão, que dá o equilíbrio à criação. Hóspedes e visitantes podem apreciar a novidade que faz parte do cardápio do restaurante Araucária durante todo o período. “Pensamos em proporcionar uma refeição completa e equilibrada aos visitantes da região. O pinhão oferece uma infinidade de combinações e acreditamos que o prato será apreciado pelos frequentadores do restaurante”, explica Righetti.

Outras delícias do Restaurante Araucária

Além do serviço à la carte, os clientes podem optar pelo menu confiance, que reúne as receitas especiais elaboradas pelo chefe. Indepentemente da escolha, os clientes podem harmonizar o prato escolhido com rótulos de vinhos especialmente selecionados pelo sommelier do hotel, Marcelo Silveira. Com ambiente aconchegante, o Araucária proporciona um clima romântico, coroado pela apresentação de piano, ideal para quem deseja provar em grande estilo o que há de melhor na gastronomia nacional e internacional.

Serviço

Temporada Gastronômica do Pinhão – Restaurante Araucária

Prato: Posta de Robalo com Crosta de Pinhão, Legumes Nobres e Molho Cremoso ao Açafrão

Data: de 25/4 a 16/5

Horário de funcionamento: todas as sextas-feiras e sábados, das 20h30 às 23h30

Local: Grande Hotel Campos do Jordão – Hotel-escola Senac

Endereço: Av. Frei Orestes Girardi, 3549 – Campos do Jordão


Posta de Robalo com Crosta de Pinhão, Legumes Nobres e Molho Cremoso ao Açafrão

(6 porções)

Ingredientes

Robalo

6 postas de robalo de 160 gr cada

Crosta de pinhão:

100 gr de pinhão descascado

100 gr de manteiga derretida

100 gr de miolo de pão

Legumes:

6 alcachofras torneadas e cozidas

200 gr de tomate cereja

100 ml de azeite

1 cabeça de alho

Ramos de tomilho

24 unidades de aspargos verdes

Creme de açafrão

½ cebola picada

100 ml de vinho

1 sachê de açafrão em pó (6 gr)

300 ml de creme de leite fresco

Preparo

Crosta: Bata todos os ingredientes no liquidificador até obter uma pasta homogênea. Espalhe em uma assadeira e guarde no refrigerador.

Molho cremoso de açafrão: Refogue as cebolas e acrescente o vinho e o açafrão. Espere que o açafrão esteja todo diluído para adicionar o creme de leite. Deixe reduzir até ficar cremoso. Tempere com sal e pimenta.

Legumes: Asse os tomates cereja por 15 minutos, com os dentes de alho, o tomilho e um pouco de azeite. Reserve. Cozinhe os aspargos em água fervente até ficarem macios, coloque-os no gelo por 3 minutos e reserve. Corte as alcachofras em dois e salteie no azeite junto com os aspargos. Por último coloque os tomates cereja assados.

Robalo: Tempere as postas com sal e pimenta. Depois, doure as postas em uma frigideira com azeite. Corte pedaços da crosta e coloque em cima do peixe. Ponha-os no forno e asse até o robalo ficar macio e a crosta dourada.

Montagem

Coloque os legumes em um prato, com a posta de peixe por cima e regue com o molho cremoso de açafrão.

Orlando Baumel
Orlando Baumel
Chef de Cozinha, músico e sócio do site junto com a Carol. Casado, pai de 3 lindas garotas.

1 Comentário

  1. Carol disse:

    Olha ai um experimento para eu fazer com meus pinhões importados de Ribeirão. Bela receita chef.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *